quinta, 25 de abril de 2024

Dourados - Posto de saúde realiza com muito sucesso 1ª ação para aos homens

17 agosto 2012 - 13h10
Divulgação (TP)

Em Dourados a iniciativa de uma coordenadora de um posto de saúde em trabalho conjunto com as servidoras e agentes do PSF (Programa da Saúde da Família) e principalmente da classe médica realizaram com sucesso no final de semana passada um “arrastão” visando a atender somente os homens do bairro e das adjacências.

Em quanto aguardavam os atendimentos, os homens foram alimentados com pratos de pucheros e pães e a iniciativa da unidade municipal de saúde foi vista como altamente positiva tanto para aos profissionais envolvidos como para os que foram beneficiados com o pronto atendimento.

CAMISETAS PADRÕES

A 1ª Ação de Saúde do Homem como foi denominada pelos integrantes do posto de saúde do Jardim Santo André superou muito as expectativas de todos os que foram atendidos das 19 às 23 horas de sexta-feira passada, tanto que a coordenadora da unidade de saúde Ellen Nepomuceno disse à reportagem que não imaginava que teria tanta procura, o que no seu ponto de vista é altamente positivo, pois segundo ela isso seria um bom sinal e significava que os homens estão se cuidando mais e se prevenindo melhor em relação a sua vida pessoal. “É verdade que em alguns casos houve digamos assim uma certa demora em alguns atendimentos em razão dos problemas verificados pelos médicos e pelas atendentes aos que procuraram por passar pelos exames, mas em um todo podemos dizer sem medo de errar que a experiência foi muito valida e já estamos estudando repetir a dose em breve, pois assim manifestaram a favor todos que atenderam o nosso chamamento para serem atendidos pelos médicos e pela nossa equipe de trabalho” disse Ellen Nepomuceno satisfeita com os resultados desta ação que ela classificou como social; de integração e principalmente humanitária.

Vale ressaltar que para deixar o ambiente mais alegre, todos os atendentes da unidade, inclusive a coordenadora decidiram em conjunto trajar camisetas com as cores de seus clubes de coração, tais como Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Internacional entre outros do futebol brasileiro.

“Decidimos usar as camisetas numa forma clara de quebrarmos a nossa rotina que é o de trabalharmos todos os dias com as convencionais roupas brancas e até nisso acertamos porque todos os que aqui tiveram para serem atendidos gostaram da nossa iniciativa” disse uma das atendentes que enquanto servia pratos com pucheros e pães fatiados ostentavam uma camisa do Corinthians.

“Não entendo muito de futebol, mais sou muito simpática ao Corinthians porque em casa a grande maioria é corintiana” disse a atendente ao ser abordada pela reportagem para uma foto de registro da ação da saúde em prol dos homens do bairro e adjacências.

OS NÚMEROS

Ao termino da 1ª Ação de Saúde do Homem mais de 200 deles passaram pelas mãos do clínico geral enquanto os mesmos números para a aferição da PA. Na ala de vacinação passaram mais de 90 e para o teste de glicemia em torno de 60.

No teste rápido de sífilis, hepatite B e C, HIV foram examinados mais de 20 homens enquanto para a tipagem sanguínea mais de 18 e para ser atendido pelo dentista o total de dez atendimentos.

Ainda na ação 40 homens passaram pela psicóloga enquanto outros 20 pela nutricionista.

Bastante feliz com o resultado da iniciativa promovida pela unidade de saúde, a coordenadora aproveitou a presença da reportagem para agradecer a todos que trabalharam para a realização desse evento. “Quero de coração e em nome de Deus agradecer tanto aos funcionários do posto como também os ACS.

Também quero agradecer publicamente aos nossos colaboradores
que nos doaram alguns brindes para serem sorteados durante a realização do nosso mutirão da saúde, que foram o pessoal do Cartão Saúde Santa Rosa; a Pax; a Fiat Gran Dourados; a loja Salim Esportes; a Livraria Evangélica, enfim, agradecer a todos que contribuíram para que pudéssemos ter êxito nesta ação social em prol dos homens” disse a coordenadora Ellen Nepomuceno à reportagem acrescentando que esse foi apenas a 1º Ação da Saúde do Homem e que ela espera que na próxima possam melhorar ainda mais o atendimento em prol de todos os pacientes que compareceram na unidade.


Waldemar Gonçalves - Russo

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue