Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2019
(67) 9.9973-5413
ELEIÇÕES

Eleitor que faltou no primeiro turno tem até hoje para se justificar

06 dezembro 2018 - 10h00Por Da Redação

Termina hoje (06/12) o prazo para justificar a ausência no primeiro turno das eleições deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqueles que não votaram no primeiro turno precisam regularizar sua situação eleitoral.

A quitação eleitoral é exigida para posse em cargo público, matrícula em instituições de ensino superior e emissão de passaporte, por exemplo. Servidores públicos correm risco de não receber  salários. Após três ausências consecutivas às urnas, o eleitor tem o título cancelado.

É possível regularizar a situação pela feita pela internet, no Sistema Justifica, disponível nos portais dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no menu de serviços ao eleitor. Neste caso, o eleitor deve preencher o formulário online, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O sistema emite o protocolo para acompanhamento do pedido.

Quem preferir, também pode ir a um cartório eleitoral, preencher o formulário disponível nesses locais e nos portais dos tribunais eleitorais. A documentação deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviada por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor é inscrito. É preciso anexar ao formulário a comprovação do motivo da ausência nas eleições.

Residentes no exterior

Os brasileiros residentes no exterior inscritos para votar, mas que não compareceram às urnas, também precisam justificar a ausência.

Nesse caso, o requerimento de justificativa eleitoral deve estar acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e da comprovação do motivo da ausência. A justificativa pode ser entregue nas representações diplomáticas brasileiras ou enviada pelo Sistema Justifica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Indígenas pedem apoio no Congresso contra MP da demarcação de terras
PREVISÃO DO TEMPO
Meteorologia prevê calor e pancadas de chuva à tarde
CINEMA
Academia anuncia mudanças em categorias do Oscar
JUSTIÇA
ISS para sociedades de advogados deve ser por valor fixo, decide STF