terça, 16 de abril de 2024
ANO QUE VEM

Em 2019 conta de energia poderá ficar até 5% mais cara no Estado

O projeto de lei amplia a tarifa social e transfere conta dos furtos de energia para todos os consumidores

12 julho 2018 - 09h00Por Da redação

A partir do ano que vem, os sul-mato-grossenses terão um peso a mais no bolso, pois a conta de energia no Estado poderá ficar até 5% mais cara, segundo um projeto de lei que amplia a tarifa social e transfere a conta dos furtos aos consumidores. 

Com a aprovação, na Câmara dos Deputados, o PL destrava a venda de seis distribuidoras da Eletrobrás, sendo que duas emendas colocadas no texto foram aprovadas no Senado na semana passada. 

Na prática, o pagamento será descontado nas faturas recebidas mensalmente, por meio da Conta de Desenvolvimento Econômico (CDE). 

O texto do ‘pacote de bondades’, conforme informou o Correio do Estado em reportagem, ainda tem de passar pelo Senado e depois ir para sanção presidencial, mas preocupa entidades que representam os direitos do consumidor.

Ainda segundo o site, o Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa-MS (Concen-MS) deve procurar senadores do Estado nesta semana, com o objetivo de divulgar os impactos da proposta e buscar mitigar a situação.

No caso da emenda que dá isenção do pagamento de contas de luz para famílias de baixa renda, o benefício vale para faturas com consumo de até 70kWh por mês. 

Atualmente, a Tarifa Solidária dá descontos escalonados de acordo com a quantidade de consumo. Com 30kWh por mês, é de 65%, até chegar a 10%, com o gasto de 220kWh por mês. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa