sexta, 19 de abril de 2024
SAÚDE

Em cinco dias de campanha, vacinação contra pólio e sarampo atinge 2,7% do público-alvo

'Dia D' de mobilização nacional será no próximo sábado (18)

12 agosto 2018 - 08h30Por Da redação

Passados os primeiros cinco dias de Campanha Nacional de Vacinação, 4.295 crianças foram imunizadas contra a poliomelite e 4.283 contra o sarampo em Mato Grosso do Sul. A parcial responde por 2,72% do público-alvo para a primeira e 2,71% para a segunda doença.

Conforme estimado pelo Ministério da Saúde e informado pelo Correio do Estado, que divulgou os dados na sexta-feira (10), 158.083 crianças de um a menores de cinco anos devem ser vacinadas até o dia 31 de agosto, quando a campanha termina.

O “dia D” de mobilização nacional será no próximo sábado (18), data em que pelo menos 36 mil postos estarão abertos em todo o Brasil.

Mato Grosso do Sul está sob alerta de ocorrência de pólio e sarampo, já que apresentou cobertura vacinal abaixo da média exigida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A entidade estabelece homogeneidade de cobertura em 95% das crianças de até cinco anos.

Diante do surto de uma das doenças em 11 países da América, incluindo o Brasil, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que as ações de prevenção fossem intensificadas. A principal delas a vacinação.

Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo é feita de forma indiscriminada, para manter coberturas homogêneas de imunização. Por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal.

Para a pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos trinta dias.

No País, 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e 1,51 milhão contra o sarampo após cinco dias de campanha. O quantitativo corresponde a 10,36% do público-alvo para a pólio e 10,27% para o sarampo. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 11 milhões de crianças até o fim do mês de agosto.

Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento estão: Rondônia, com 39,88% para a pólio e 38,81% para o sarampo; seguido por São Paulo, com 27,68% pólio e 27,23% sarampo.

Entre as coberturas mais baixam destacam-se: Roraima, com 0,61% do público-alvo vacinado para pólio e 0,57% para sarampo; e Rio de Janeiro, que tem 1,85% pólio e 2,65% sarampo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa