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Enersul recebeu quase 10 mil denúncias de furto de energia

19 janeiro 2012 - 21h07Por Assessoria
Os números não deixam dúvidas: a sociedade em Mato Grosso do Sul se pauta por ações que visam cada vez mais o bem estar do cidadão, fortalecendo valores coletivos e exercendo cidadania. Um exemplo disso foi a resposta prontamente dada à campanha de prevenção ao furto e desperdício de energia elétrica, um problema que onera as tarifas, compromete a segurança e reduz os investimentos que o Estado necessita fazer à própria comunidade, ou seja, uma conta que todo mundo paga.

Medidores alterados ou ligação ilegal geram risco de incêndios, explosões e podem também prejudicar as redes de energia elétrica que abastecem os vizinhos.

Com um efetivo exercício de cidadania, a população registrou nos canais de atendimento da Enersul 9.428 denúncias de fraude envolvendo desde residências até estabelecimentos comerciais, muitos localizados em áreas nobres. Essa consciência reflete a reprovação da maioria das pessoas a esse tipo de crime e demonstra a preocupação de todos em consolidar no Mato Grosso do Sul uma sociedade consciente de seus direitos e obrigações.

As informações recebidas pela Concessionária potencializaram os resultados do programa de prevenção do furto e do desperdício de energia elétrica. A Enersul fechou o ano de 2011 regularizando 33.325 unidades consumidoras entre as quais grandes empresas, como indústrias, churrascarias, cantinas e restaurantes, estes últimos localizados na área comercial mais nobre de Campo Grande e, além disso, retirou outras 37.944 ligações ilegais em outras regiões da Capital e do interior.


ENERGIA LEGAL

O programa de prevenção ao furto e ao desperdício de energia também objetiva atender a clientes que, no passado, inadvertidamente contrataram serviços de pessoas não idôneas para reduzir a marcação dos relógios de luz, seja isso feito pela manipulação do próprio relógio ou por derivações embutidas em paredes ou pisos.

Os clientes que desejam regularizar esta situação terão tratamento diferenciado e facilidades, caso procurem por sua iniciativa diretamente a ENERSUL, para regularizar a ligação de energia elétrica em sua unidade consumidora. A Concessionária receberá e tratará confidencialmente as informações, preservando a identificação do solicitante e, depois de fazer o cálculo da energia consumida e não faturada, negociará a forma de pagamento mais conveniente ao cliente.

Por meio dessas ações, a Enersul possibilita a essas pessoas a regularização e o aumento da segurança de suas instalações, bem como proporcionará a prevenção de problemas futuros.

A prevenção e regularização do furto de energia é um dever de todas as concessionárias do país, pois quem furta não tem motivos para economizar. A ENERSUL oferece orientação para o uso racional de energia e tem investido cerca de R$ 20 milhões por ano na prevenção do furto, um problema que gera prejuízos da ordem de R$ 112 milhões por ano. É o desvio de um montante de energia equivalente ao consumo anual de toda a cidade de Dourados, a segunda maior do Estado de Mato Grosso do Sul. É a ENERSUL prevenindo o furto e o desperdício de energia.

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