quinta, 28 de março de 2024

Erro leva contribuinte a pagar licenciamento de outro veículo

Erro leva contribuinte a pagar licenciamento de outro veículo

31 maio 2012 - 16h10
G1


Cerca de mil pessoas pagaram o licenciamento do veículo de outra pessoa em Mato Grosso do Sul, por causa de um erro na emissão das guias do Detran-MS. A falha no sistema aconteceu no dia 14 de maio e provocou a geração de 42,5 mil guias de licenciamento erradas.

Na maioria dos casos, segundo o órgão, o destinatário especificado no envelope da guia era diferente do nome que aparecia no interior do documento. Além disso, os motoristas encontravam alterações na placa e no Registro Nacional de Veículos (Renavam). O único dado correto na guia era o vencimento para o dia 31 de maio.

Quem pagou a guia errada está com o licenciamento do próprio veículo vencido, segundo o Detran-MS. A não quitação do licenciamento sujeita o proprietário do veículo a uma infração gravíssima, que pode gerar multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

A orientação do Detran-MS é não fazer o pagamento da guia incorreta que foi enviada para as residências. O contribuinte deve acessar a página do órgão na internet e imprimir o documento ou ir a uma agência para solicitar a guia. “Se o valor for igual ao débito do veículo de propriedade da pessoa, o Detran faz um abatimento dos valores e liquida os débitos através daquele valor. Se for diferente, ou a maior ou a menor, o Detran faz o ressarcimento desses valores para a pessoa fazer a quitação de seus débitos”, afirma Roberto Augusto Roque dos Santos, gerente de agência.

Até agora, menos de 200 pessoas procuraram as agências do órgão para transferir o dinheiro para o licenciamento do próprio veículo. No sindicato dos despachantes, que tem 270 associados no estado, a busca por ajuda para retirar o documento ainda não começou. Para tirar dúvidas, o número do telefone do Detran-MS em Campo Grande é o 154, e no interior, (67) 3368-0500.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE