quinta, 25 de abril de 2024

'Está inseguro', diz especialista sobre cão após ataque de pit bull em MS

18 outubro 2011 - 14h10
G1 MS

“Ele ainda está se sentindo vulnerável, inseguro, por isso, tem medo de sair do portão”. A análise é da adestradora e consultora comportamental de cães, Patricia Tsapatsis, sobre a situação do vira-lata Fofinho, de Campo Grande, que evitou que uma menina de três anos fosse atacada por um pit bull, no dia 5 de outubro.

Segundo a família do cãozinho, ele está traumatizado após o ataque. “Antes, quando nós soltávamos o Fofinho, ele já ia para a rua, corria, ia até a esquina e voltava. Mas agora só anda pelo quintal de casa e não passa do portão”, conta a estudante Kelly Sabrina, uma das donas do animal.

De acordo com a adestradora, o medo que Fofinho está demonstrando é uma coisa muito difícil de lidar e a família precisará de paciência para ajudá-lo em sua recuperação. Ela indica que uma técnica que pode ajudar o cão a se recuperar do trauma é a dessensibilização.

“A técnica é simples. Consiste em incentivar o animal, porém, sempre deixando que ele faça no seu tempo, sem forçar nada. No caso do Fofinho, uma pessoa poderia ficar do lado de fora do portão chamando e, a cada passo, cada evolução, dar uma recompensa, um petisco. Com isso, ele vai ganhando confiança” diz.

Patricia diz, entretanto, que mesmo com o uso da técnica o cãozinho, em razão do ataque, deve naturalmente sentir mais receio e ficar em estado de alerta sempre que tiver contato com animais com características semelhantes ao que o feriu.

Dica
A especialista reforça que é imprescindível o uso de uma guia ou coleira, para que acidentes como o que ocorreu com Fofinho, em que o pit bull invadiu sua casa, possam ser evitados. “É lei, o animal não pode sair sozinho pela rua”, finaliza.

O ataque
A dona de Fofinho conta que estava na sala de casa quando o pit bull invadiu sua casa. Ela diz que sua filha, de três anos estava sentada, quando o animal entrou correndo e foi para cima da criança. O cãozinho da família viu o pit bull se aproximar da menina, correu e avançou nele.

Ela diz que o pit bull abocanhou o vira-lata pelas costas e o arrastou pela rua por quase dez minutos. Kenya contou ainda que, no momento do ataque, ficou desesperada e tentou atirar objetos, como pedras, pedaços de pau e até um banco de madeira, para salvar o bicho de estimação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul