quinta, 25 de abril de 2024

Estadual de futebol de mesa acontece no sábado

30 novembro 2011 - 11h13Por MS Já
Marcado para o próximo sábado a realização do primeiro campeonato de futebol de mesa de Mato Grosso do Sul. A competição será realizada no município de Campo Grande, na escolinha do São Paulo Futebol Clube e as disputas serão todas em mesas oficiais.

Para os interessados em participar, as vagas são limitadas e as inscrições ainda podem ser realizadas através do e-mail, futeboldemesams@gmail.com. Para os três primeiros colocados haverá entrega de troféus e medalhas como forma de premiação.

Na tentativa de profissionalização e divulgação do evento no Estado, haverá apoio da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

Regras

Existem três regras distintas (um, três ou doze toques nos botões antes do chute) para a prática da modalidade de acordo com o Conselho Nacional de Desportos (CND), distribuídas em várias regiões do país.

Na categoria um toque, cada participante tem direito de dar um toque alternado nos seus botões, na tentativa de se realizar a jogada. Na categoria três toques acontece o mesmo que na de um toque, mas cada um tem direito a tocar três vezes nos botões antes do oponente. Já na última categoria, os participantes podem dar até 12 toques nos botões, mas em caso de chute ao gol antes do último toque, ele tem direito ao rebote. Por exemplo, se o jogador chuta para o gol no terceiro toque, ele tem direito a mais nove toques, caso a bola volte à mesa.

Em todos os chutes à gol, o jogador deve avisar o adversário para que o goleiro seja colocado em posição de defesa. O tempo de jogo é de dois períodos de 20 minutos cada um.

Medidas

A medida da mesa onde se pratica o esporte varia entre 1,66 m e 2,3 m de comprimento e 1,16m e 1,35 m de largura. A distância do chão para a superfície é de até 78 centímetros. Já as traves devem ter 12,5 centímetros de comprimento por cinco centímetros de altura e o goleiro deve medir oito centímetros de comprimento por 3,5 de altura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue