Menu
Busca sábado, 31 de outubro de 2020

EUA e Vietnã fecham primeiro acordo militar pós-guerra

EUA e Vietnã fecham primeiro acordo militar pós-guerra

03 agosto 2011 - 11h47Por Agências Internacionais
Os governos dos Estados Unidos e do Vietnã assinaram o primeiro acordo oficial militar desde a disputa entre os dois países durante mais de uma década. O conflito chegou ao fim em 1973 com o Tratado de Paris. O termo registrado em Hanói determina a colaboração de ambos os exércitos em pesquisa médica e saúde. O pacto foi desenhado desde 2009, entre o vice-almirante Robinson e o tenente-general vietnamita Chu Tien Cuong. Desde então, os países realizaram dois exercícios conjuntos de navegação, em agosto de 2010 e julho de 2011.

As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Vietnã se mantiveram cortadas do final da disputa até 1995. Na época, o governo de Bill Clinton cancelou o embargo econômico que mantinha sobre a nação asiática. A ação desencadeou uma colaboração mútua para solucionar o caso dos dois mil militares americanos desaparecidos durante a guerra. A recente aproximação entre Hanói e Washington ocorre no momento em que o Vietnã tenta equilibrar sua política externa e contrabalançar as ambições chinesas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo e Imasul prendem e autuam dois pescadores praticando pesca com 30 redes e apreende os petrechos e 20 kg pescado
ESTADO
Neno Razuk prestigia ações da campanha de Onevan de Matos, em Naviraí
PANDEMIA
Estado atinge a marca de 82.344 casos de Covid -19
INTERNACIONAL
Famoso por interpretar 007, Sean Connery morre aos 90 anos