quarta, 24 de abril de 2024

Ex-ministro Nascimento diz que saiu porque não teve apoio do governo

02 agosto 2011 - 21h15Por G1
O ex-ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, disse na tarde de ontem (2), em discurso de cerca de 45 minutos da tribuna do Senado, que renunciou ao cargo de ministro dos Transportes porque não recebeu apoio do governo.

Senador pelo PR-AM, Nascimento deixou o ministério em 6 de julho em razão de denúncias da existência de um suposto esquema de superfaturamento de obras envolvendo servidores da pasta. Nesta terça, ele retomou a atividade como parlamentar.

"Em momento algum, pedi ou determinei ação de que pudesse me arrepender ou me envergonhar. Como é possível agora, e somente agora, ser submetido a julgamento desprovido de provas de maneira tão sumária? Renunciei ao cargo de ministro diante dos ataques a mim proferidos porque não recebi do governo o apoio que me havia prometido a presidente Dilma Rousseff.

Durante o discurso, Nascimento afirmou que foi responsável por retomar investimentos na área de Transportes, setor, segundo ele, esquecido pelos governos. “Pude conduzir a retomada dos investimentos federais em transportes, abrindo um ciclo virtuoso que se estende até os dias de hoje.” Nascimento manifestou “profundo pesar” pelo envolvimento do filho em denúncias e afirmou que ele “não é ladrão”.

“Profundo pesar que me abateu ao ver meu filho tendo a vida profissional em xeque apenas por ser meu filho. Economista e publicitário, Gustavo tem formação acadêmica e empresarial que justificam sua carreira bem sucedida. Meu filho não é ladrão. Vou provar porque tenho toda a documentação.

O senador, porém, disse que a mídia cumpriu seu papel. “Independente do sofrimento imposto a mim e a meus familiares, penso que esse é o papel da mídia.”

Denúncias e afastamento

Nascimento afirmou que “cumpriu papel de gestor público” ao tomar conhecimento de denúncias de superfaturamento no ministério. “Diante das denúncias publicadas pela revista ‘Veja’, cumpri meu papel como gestor público. Minhas primeiras ações foram entregar o cargo e sugerir o afastamento dos envolvidos. Fiz isso na manhã de 2 de julho na conversa que tive com a presidente por telefone", disse.

Nascimento revelou que chegou a pedir demissão no fim de semana em que foram publicadas as primeiras denúncias contra a pasta. Segundo ele, a presidente não aceitou.

“Avaliamos [ele e Dilma] que o governo deveria dar uma resposta à sociedade, mas ela [Dilma] não aceitou meu pedido de demissão naquele dia e naquela data. Ao contrário, determinou que conduzisse pessoalmente as sindicâncias”, relatou.

Nascimento afirmou que Dilma determinou que um jato da FAB fosse buscá-lo em Manaus em 3 de julho, um domingo, para que fosse até Brasília conversar com ela sobre as investigações na pasta. “Fui por ela recebido na Granja do Torto. Foi uma conversa reservada e sem testemunhas”, declarou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda