Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021

Famasul lanca projeto de indicadores e publicacao sobre a evolucao do agronegoci

05 junho 2012 - 16h29
Divulgação (TP)

Preços de insumos, taxas de câmbio, impostos, valor de mão de obra e contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) de cada setor do agronegócio. Esses são alguns dos dados que compõem o sistema Matriz Insumo Produto (MIP) que será lançado pela Federação de Agricultura e Pecuaria de MS (Famasul) no dia 29 de junho. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


“Essa metodologia vai possibilitar a avaliação de dados estratégicos de cada setor no desenvolvimento do Estado, possibilitando analisar os impactos de investimento de forma isolada, em cada cadeia, e de forma interligada na relação entre produção, indústria, comércio e exportação. Tudo isso vai auxiliar, principalmente, na construção de políticas públicas e de tomada de decisão do setor privado”, explica a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.


Infoagro - A Famasul analisa, mensalmente, um conjunto de indicadores de setores como pecuária bovina, suína e de frango, milho, soja, leite, arroz, trigo, algodão e cana de açúcar. Com dados registrados desde 1977, a instituição estudou a evolução das culturas e vai lançar, também no dia 29 de junho, o Infoagro, que vai agregar os estudos comparativos até 2011 de cada safra e ciclo produtivo. A publicação é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e conta também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O Infoagro terá distribuição gratuita e é voltado para produtores, economistas, acadêmicos e profissionais ligados ao setor.


O lançamento da MIP e Infoagro acontecem na cerimônia que irá divulgar os vencedores do Prêmio Famasul de Jornalismo, uma iniciativa que visa prestigiar as melhores reportagens veiculadas que retratam o agronegócio de MS. O evento acontece dia 29 de junho, no auditório da Famasul, localizado na Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira, em Campo Grande (MS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
SAÚDE
Vacinas da AstraZeneca chegam ao Brasil
SAÚDE
Covid-19: Anvisa aprova segundo lote da vacina CoronaVac
CIDADES
Prorrogado por mais 15 dias o toque de recolher no MS