quarta, 24 de abril de 2024

Famasul quer melhorar relação entre produtor e indústria?

Famasul quer melhorar relação entre produtor e indústria?

14 setembro 2012 - 13h20
Divulgação (TP)

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, participou quarta-feira (12) da Conferência Internacional de Confinadores. O Interconf 2012 que aconteceu em Goiânia, e reuniu cerca de 1,5 mil participantes do mundo todo em torno dos principais temas relacionados à cadeia produtiva do confinamento de bovinos.



Riedel fez palestra sobre o tema “O que o produtor precisa da indústria”, traçando um panorama da cadeia da carne e apontando caminhos para melhorar o fluxo entre seus elos, uma proposição já trabalhada pela instituição em âmbito estadual. “É preciso consolidar a relação comercial, bem como mais diálogo e maior transparência nas negociações”.



Na abordagem do tema entram itens como o que a pecuária pode aprender com outras cadeias, como a da cana e do leite, por exemplo. Também compõem a apresentação a proposição de uma agenda positiva para a pecuária de corte a partir da abertura de novos mercados, do investimento em novas tecnologias, da criação de um fundo financiador e da consolidação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para dar maior controle sobre a movimentação dos rebanhos do País.



Com o tema “Processos desencadeiam processos”, a Interconf 2012 enfocou os procedimentos realizados “dentro da porteira” tais como manejo, nutrição e reprodução, bem como os processos posteriores realizados pela indústria frigorífica e pelo varejo, até que a carne chegue aos consumidores. O objetivo do evento é abordar as relações entre os elos das cadeias a partir da fragilidade gerada pela interdependência, em especial a formada pelo produtor/frigorífico.



Em dois dias de debate, o evento foi formado por três grandes painéis com os temas ‘O setor frigorífico e produtivo no Brasil e no mundo’, ‘O mercado consumidor de carne no Brasil e no mundo’ e as ‘Relações Produtor/Frigorífico’. Ao final aconteceu uma mesa redonda, um encontro entre produtor, frigorífico e varejo da carne.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul