quinta, 28 de março de 2024

Fórum de Vigilância em Saúde começa hoje

Fórum de Vigilância em Saúde começa hoje

20 outubro 2011 - 00h29Por Assessoria
Começa nesta quinta-feira (20), às 8h, no anfiteatro da Unigran, o 1º Fórum Regional de Vigilância em Saúde, promovido pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é debater com profissionais da saúde as ações desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde neste ano e definir novas atividades para 2012.

Para Eduardo Arteiro Marcondes, coordenador Departamento de Vigilância em Saúde, o fórum vai reunir 200 pessoas, entre servidores, estudantes de medicina, biologia, fisioterapia e medicina veterinária para debater ações desenvolvidas por todos os setores do departamento, como Vigilância Sanitária, Imunização e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

“Serão apresentadas palestras voltadas para os setores e então abriremos espaço para discussão, como defende o prefeito Murilo Zauith. Vamos deliberar ainda algumas diretrizes para próximo ano”, afirma Marcondes. O fórum será realizado no bloco I da Unigran.

PROGRAMAÇÂO

Após a abertura oficial, a partir das 9h serão debatidos os programas de Vigilância em Saúde, com as palestras “Conceito de vigilância em saúde no contexto atual”, “Estrutura e modo de ação do Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados” e “Mapeamento epidemiológico dos agravos da notificação no âmbito do município de Dourados”, tendo como palestrantes Julio Croda, Eduardo Arteiro e Roberto Dias de Oliveira.

A partir das 13h30, os Programas de Imunização vão ser apresentados através das palestras que abordam “Calendário de imunização em crianças”, “Programa de vacina de Dourados”, “Campanhas realizadas e resultados obtidos em 2011”, com o a coordenadora de Imunização Carla Cristina Ribeiro e o pediatra Eduardo Marcondes.

Às 16h, o tema de discussão são as ações do CCZ, com as palestras sobre controle municipal de vetores, combate à dengue, setor de Medicina Veterinária e Entomologia, ministradas pelo coordenador municipal de vetores Leandro Severino Nascimento de Oliveira, médico veterinário Sebastião de Oliveira Franco Neto e biólogo Jalmir Ferreira.

Na sexta-feira (22), às 7h30, o debate sobre a Vigilância Sanitária contará com as palestras sobre fiscalização sanitária, Vigilância Sanitária de alta e média complexidade e Vigilância Sanitária no comércio e aspectos de prevenção à saúde pública, apresentadas pelo coordenador de Vigilância Sanitária Vili Schulz e fiscais de Vigilância Sanitária.

Às 9h30, o programa DST’s/Aids, hepatite virais e as ações de prevenção serão discutidos pelos médicos Antônio Marinho Facão Neto e Bruno Henrique Cardoso, além da coordenadora do programa municipal DST/Aids Berenice de Oliveira Machado Souza.

A partir das 13h30, as ações da Saúde do Trabalhador serão abordadas nas palestras sobre características dos casos de agravos notificados neste ano, resultados do Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) e o papel da fisioterapia na reabilitação de agravos de trabalho, ministradas pelo médico Laidesse Guimarães, a psicóloga Aparecida Wanda Assib e a fisioterapeuta Claudia Castelão.

O Fórum termina com a discussão sobre o programa Tuberculose e Hanseníase, com palestras sobre as doenças e resultados do programa em 2011. As apresentações serão feitas pelo dermatologista Pedro Zanúncio e o infectologista Julio Croda.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro