Menu
Busca terça, 24 de novembro de 2020

Funai vai aumentar área de reserva indígena

14 dezembro 2011 - 10h03Por Globo Rural
Em uma comunidade indígena de Douradina, Mato Grosso do Sul, vivem aproximadamente mil índios das etnias guarani e kaioá. Há cinco anos a Fundação Nacional do Índio realiza um estudo antropológico na área e o resultado foi publicado agora. A reserva poderá ter um aumento de área 30 vezes maior do que é atualmente.

A aldeia Panambi Lagoa Rica tem cerca de 400 hectares, mas de acordo com o estudo, passaria dos 12 mil hectares, aumento que preocupa os produtores rurais, já que grande parte das plantações ficam no entorno do município e podem se tornar território indígena.

Por enquanto, o estudo é uma portaria e ainda vai passar por um grande processo para que seja homologado. A vida de mais de 80 agricultores das cidades de Itaporã e Douradina, municípios incluídos no estudo, mudaria completamente na visão dos agricultores.

A portaria ainda não é uma decisão definitiva, os agricultores têm agora 90 dias para recorrer do processo e pedir revisão do estudo. De acordo com o Ministério Público, quem perder as terras por causa da demarcação deverá ser indenizado pela União.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
SES realiza webinário sobre 'Manejo Clínico da Dengue em Tempos de Covid-19
TEMPO
Sol predomina em grande parte do Estado nesta terça-feira
ESPORTE
Mato Grosso do Sul brilha no Brasileiro de Canoagem Maratona e conquista 16 medalhas
PGE
Adesão de advogados é imprescindível para sucesso do Acordo Direto em precatórios