sábado, 20 de abril de 2024

Fundação Estadual e UEMS unem-se por qualificação do Turismo

Fundação Estadual e UEMS unem-se por qualificação do Turismo

01 dezembro 2011 - 19h26Por Assessoria
Na manhã de ontem (1) representantes do curso de Turismo da UEMS/Dourados entregaram à presidente da Fundação Estadual de Turismo, Nilde Brum, um projeto de qualificação profissional do setor em Mato Grosso do Sul, a partir da implantação de um curso de especialização na área de planejamento e gestão do turismo estadual. “Esse é um projeto que nasce ouvindo diretamente as necessidades do mercado. Nós vemos a importância em melhorar a qualificação dos profissionais do turismo em MS”, disse Nilde apoiando a iniciativa do curso.

A coordenadora do curso, Patrícia Martins, explica que apesar da iniciativa encontrar respaldo no planejamento governamental do turismo em MS para os próximos anos, a proposta da especialização ainda precisa ser aprovada pelos órgãos colegiados superiores da UEMS. “Se avançarmos nessa parceria com o governo, imediatamente protocolaremos a proposta no Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) a fim de que a pauta seja debatida e votada. Caso, então, seja aprovado na instância começaremos efetivamente a implantação do curso”, explica Patrícia.

Se aprovado, a previsão é de que o curso de especialização seja oferecido no segundo semestre de 2012. O objetivo é que a qualificação alcance profissionais ligados ao turismo, tanto os ligados à iniciativa privada, quanto ao setor público. “Queremos promover um desenvolvimento endógeno do turismo em MS, um desenvolvimento que aconteça no local onde houver a demanda”, diz a professora Dores Cristina Grechi, presente na reunião. Em seu projeto inicial, o curso está formato em 18 meses, com oferta na cidade de Dourados.

Para Nilde Brum é essencial que o setor público do turismo trabalhe “afinado” com a iniciativa privada, dando maior agilidade aos projetos e potencializando o turismo no Estado. Nesse sentido, a presença da Universidade capacitando os gestores, qualifica o mercado e atrai recursos, promovendo um desenvolvimento sólido e constante do Turismo em MS.

A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados Neire Colman, responsável pela pasta do Turismo na cidade, participou da reunião e apoiou o projeto de implantação da especialização. “Com certeza até eu gostaria de fazer esse curso”, disse Neire. Através da secretária, a prefeitura de Dourados também foi convidada a integrar a parceria que vem sendo amadurecida entre Fundação Estadual de Cultura e UEMS. Neire afirmou que discutirá o projeto com sua equipe e em seguida comunicará o curso sobre sua participaçã

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa