quinta, 25 de abril de 2024
GERAL

Grupo de trabalho da Rota Bioceânica prepara estudos de logística e mercado

06 junho 2018 - 15h45Por Da redação

O encontro realizado na cidade argentina de Salta, nessa segunda e terça-feira (5 e 6.6), pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional da Rota de Integração Latinoamericana (Rila) fixou um prazo de 30 dias para que os países integrantes do Corredor Bioceânico (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) apresentem estudos sobre as condições atuais de infraestrutura dos 2.396 Km – Campo Grande-Chile – e cenários de mercado (cargas e interesses comerciais).

O mesmo prazo foi fixado para que os quatro países apresentem um cronograma de atividades necessárias para concluir a infraestrutura da rota rodoviária em direção ao Pacífico, que, em operação, reduzirá em 20% o valor do frete e encurtará o caminho, hoje feito pelo mar, em 60%. A rede universitária também participa desse esforço de integração comercial, social e acadêmico definindo ações de combate aos possíveis impactos com a abertura do trecho.

“O Brasil possui as estradas já preparadas e temos que concluir a participação na construção da ponte de concreto que unirá o Brasil ao Paraguai, em Porto Murtinho”, informa o secretário de Estado de Infraestrutura, Helianey Paulo Silva, que participou da sexta reunião do Grupo de Trabalho. O encontro em Salta, segundo ele, recomendou a elaboração de um plano de logística para o corredor, cujo levantamento mais apurado definirá todas as demandas.

Interesses comerciais

Também presente à reunião, representando o governo do Brasil, o coordenador de Assuntos Econômicos Latinoamericanos do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, destacou os avanços na formatação das ações que exigem investimento financeiro e decisões políticas e reiterou sua confiança no projeto binacional. Ele disse que grandes grupos empresariais estão envolvidos na viabilização da rota, sobretudo nas questões aduaneiras.

”Com o apoio formalizado por essas empresas, os governos dos quatro países buscam criar uma maior coordenação entre as aduanas, para facilitar a tramitação das cargas, implantando soluções inteligentes e operacionalmente integradas”, explica Parkinson. Ele mostrou-se confiança, ao final da reunião, dizendo que as soluções de logística e aduana seguem no mesmo ritmo em que se começa a despertar os interesses comerciais no corredor.

Lançamento do asfalto

O governo do Paraguai anunciou oficialmente, na reunião em Salta, que no dia 21 de novembro o presidente do país, Horácio Cartes, assina a ordem de serviço para início das obras de pavimentação asfáltica de 300 Km da Rodovia Transchaco – de Carmelo Peralta, ao lado de Porto Murtinho, à fronteira com a Argentina. Até o fim do ano deverá ser licitada a segunda e última etapa do único trecho sem asfalto da rota, de 332 Km.

A cerimônia do ato presidencial ocorrerá na abertura da sétima reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Rota de Integração Latinoamericana (Rila), em Assunção. Nesse encontro, segundo João Carlos Parkinson, Brasil e Paraguai deverão apresentar um cronograma final do projeto de construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho. A conclusão do estudo de impacto ambiental, econômico e social está prevista para dezembro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira