quinta, 25 de abril de 2024
ZIFZAP

IFMS disponibiliza nova ferramenta de comunicação

17 maio 2019 - 15h46Por Dourados News

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul disponibilizou nessa quinta-feira, 16, uma nova ferramenta de comunicação para divulgar ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Trata-se do ZIFZap, uma conta institucional do WhatsApp por meio da qual o cidadão recebe informações oficiais sobre a instituição.

A pessoa que utiliza o aplicativo pode se cadastrar para receber links de reportagens publicadas no site do IFMS, com informações sobre abertura de novos cursos e vagas, concursos públicos, projetos e eventos de extensão, participação de estudantes em feiras científicas, entre outras.

A assessora de Comunicação Social em exercício, Juliana Aragão, explica que a criação do novo canal é resultado de um diagnóstico feito para a elaboração da Política de Comunicação do IFMS, processo que está em andamento.

"Em novembro do ano passado, nós fizemos pesquisas com estudantes, servidores e profissionais de imprensa e percebemos que havia uma demanda por divulgar as informações institucionais pelo WhatsApp. O ZIFZap vem suprir essa necessidade que os próprios públicos nos mostraram existir", ressaltou.

O WhatsApp possui mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cadastro - Para se cadastrar no ZIFZap, o interessado deve salvar o número (67) 98164-1311 em sua lista de contatos e, em seguida, enviar uma saudação inicial com o nome completo e a cidade onde mora.

Feito o cadastro, o usuário passa a receber as informações disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação Social do IFMS na nova ferramenta. Mas, ao contrário de outros canais de comunicação oficiais da instituição, que permitem a interatividade, o ZIFZap não abre a possibilidade de diálogo.

Juliana destaca a confiabilidade das informações compartilhadas.

"Pesquisas indicam que os aplicativos para troca de mensagens instantâneas têm ganhado espaço como fonte de informação. Ao disponibilizarmos essa ferramenta, asseguramos ao usuário cadastrado o compartilhamento de conteúdo oficial do IFMS, ou seja, de informações e dados institucionais confiáveis", pontuou.

Canais de Comunicação - O IFMS possui outros sete canais oficiais de comunicação com a sociedade.

O site institucional, com média de 70 mil visitantes por mês, disponibiliza informações como cursos ofertados, abertura de novas vagas, projetos de pesquisa, ações e programas, eventos de extensão, além de documentos institucionais.

Com versões online e impressa, a Agenda IFMS divulga semanalmente as principais ações realizadas nos dez campi e na reitoria. O informativo também fica publicado na capa do site institucional.

Na Página do Servidor, são disponibilizadas informações de interesse exclusivo dos docentes e técnicos-administrativos do IFMS. O conteúdo trata de temas como capacitações, editais voltados a servidores, gestão de pessoas, entre outros.

Outra ferramenta voltada ao público interno é o 'Entre Nós', boletim online enviado quinzenalmente aos servidores e que reúne conteúdo da Página do Servidor, do site institucional e de fontes externas.

No perfil oficial do IFMS no Facebook, o usuário pode manter contato direto com a instituição e, ainda, curtir e compartilhar postagens com conteúdos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados mais de 4 mil compartilhamentos de publicações feitas na rede social.

O Canal do IFMS no Youtube reúne todo o conteúdo em vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social. São vídeos sobre a abertura de novas vagas, tutorais, institucionais, entre outros.

O Boletim Eletrônico do IFMS também é uma ferramenta para divulgação de informações institucionais. O interessado cadastra o e-mail e recebe, semanalmente, as principais notícias publicadas no site institucional.

Nacional - O Governo Federal possui uma conta no Whatsapp, com canais segmentados por público. 

O canal 'Servidores' divulga conteúdo sobre capacitações, concursos e serviços. Em 'Planalto' são compartilhadas notícias sobre o Poder Executivo e a agenda oficial do presidente. Já em 'Assuntos Federativos', o usuário recebe informações de interesse de estados e municípios.

O acesso pode ser feito pela página da Secretaria Especial de Comunicação Social, no site do Governo Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões