quinta, 28 de março de 2024

Indígenas vão apoiar colegas acampados na fronteira e tem ônibus “raptado”

Indígenas vão apoiar colegas acampados na fronteira e tem ônibus “raptado”

17 novembro 2011 - 10h25Por MS Já
Um grupo de indígenas que estava participando de um evento em Douradina na quarta-feira, tomou um ônibus para apoiar colegas que estavam ocupando parte de uma fazenda entre Amanbaí e Ponta Porã, local que eles afirmam se tratar da terra ancestral Guaviry.

O local é área de conflito e de disputa judicial entre os proprietários da fazenda e índios e enquanto os manifestantes se reuniam para apoiar os colegas acampados na localidade o ônibus do grupo foi raptado e teria sido levado para Ponta Porã, ninguém sabe por quem. Os indígenas acusam proprietários rurais.

Resultado: os índios ficaram à pé e sem ter como voltar para casa, a maioria em outros municípios. Em meio à isso tudo, a Funai de Ponta Porã que não havia sido comunicada da “visita” de apoio, informou nesta quarta-feira à noite que estava se interando dos fatos e que buscava um meio para tentar solucionar o problema, mas, adiantou que seria praticamente impossível providenciar transporte para o grupo naquele instante.

Fontes informaram que o movimento estaria ligado ao Conselho Indigenista Missionário – Cimi, entidade ligada à alas da Igreja Católica e que a decisão de ir de ônibus até Guaviry foi tomada durante o I Encontro dos Acampamentos Indígenas de Mato Grosso do Sul ocorrido de 12 à 14 de novembro e que reuniu mais de 300 pessoas em Ita’y, Douradina. A informação não foi confirmada com o Cimi.

A redação tentou contato com lideranças indígenas que estavam no local, mas, os telefones estavam fora de área de cobertura.

Já ontem a informação seria de que ônibus foi recuperado e já levaram os indígenas aos seus destinos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro