quarta, 24 de abril de 2024

Inscrições para o "Desafio Sebrae" 2012 terminam amanhã

17 maio 2012 - 11h06Por Assessoria
Estudantes de todo o país têm até hoje, dia 18 de maio, para buscar uma vaga na edição 2012 do Desafio Sebrae, jogo para universitários que simula a gestão de uma pequena empresa. Os interessados, de qualquer curso, podem fazer a inscrição no site oficial www.desafio.sebrae.com.br. Mais de 1 milhão de alunos de graduação, entre universitários brasileiros e de países da América Latina, já participaram da disputa. Os vencedores ganham iPads e bolsas de estudo.

Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.

Em 2012, o Desafio Sebrae traz novidades. Uma delas é a possibilidade de inscrever duplas. Nos anos anteriores, o limite era de no mínimo três estudantes. Já o número máximo permanece em cinco participantes por equipe. Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. Para este ano, foi criado um aplicativo para o jogo. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.

Fomentar o empreendedorismo é parte da missão do Sebrae. “Simular um empreendimento com todos os desafios que o mercado coloca para quem está à frente de um negócio é uma experiência que empolga os participantes, gera conhecimento e abre novos horizontes profissionais”, destaca o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Quem participa desenvolve o espírito empreendedor, aprende a competir e a criar estratégias, além de fazer novos amigos”, acrescenta.
Prêmios

O jogo virtual começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Em outubro, serão conhecidos os campeões estaduais que, em novembro, se reunirão em Salvador (BA) para disputar a semifinal e a final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas.

Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda