Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2019
(67) 9.9973-5413
EDUCAÇÃO

Inscrições para o Encceja 2018 começam nesta segunda-feira

O candidato deve informar, no ato da inscrição, para qual nível de ensino deseja a certificação

16 abril 2018 - 12h20Por Da redação

Começam nesta segunda-feira (16), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção de certificados de ensino fundamental e médio.

As inscrições vão até 27 de abril, exclusivamente pela internet, na página oficial do Exame, sendo a participação totalmente gratuita. Durante o preenchimento da inscrição, o candidato deverá informar o endereço de e-mail e número de celular válidos, pois o Inep utilizará esses dados para enviar ao participante informações relativas ao exame.

O Encceja é destinado a pessoas com no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas para a certificação do ensino fundamental e mínimo de 18 anos completos na data das provas para a certificação do ensino médio. O candidato deve informar, no ato da inscrição, para qual nível de ensino deseja a certificação, como também indicar a Secretaria de Estado de Educação (SED) ou um dos Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul onde deseja retirar seu certificado.

O candidato deverá também optar pelas áreas de conhecimento que deseja participar, podendo ser uma ou todas, lembrando que caso não tenha sido aprovado(a) em qualquer área de conhecimento o certificado não será emitido.

Após a conclusão da inscrição, o participante poderá imprimir o comprovante em que consta seu número de inscrição. O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob a guarda do participante, sendo indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição na página do participante, para consultar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição e para a obtenção dos resultados individuais via internet.

Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte. Pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas (PPL) precisam de um responsável pedagógico para que a inscrição no Encceja seja feita. Todos os inscritos têm que responder ao Questionário Socioeconômico (QSE) para concluir o cadastro no Encceja. O recebimento das solicitações para atendimento por nome social vai de 30 de abril a 4 de maio.

As provas acontecem em 5 de agosto, com divulgação do resultado prevista para o último trimestre de 2018.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
ISS para sociedades de advogados deve ser por valor fixo, decide STF
SAÚDE
Medicamento para tratar AME deve estar disponível no SUS em 180 dias
CAMPO GRANDE
Bandidos destroem parede, invadem restaurante e levam dinheiro do caixa
EITA!
Luísa Sonza nega pausa na carreira para cuidar do marido