Menu
Busca sexta, 05 de março de 2021

IPVA será calculado com valor menor que o preço do veículo

10 novembro 2011 - 20h42Por CG News
O governador André Puccinelli (PMDB) garantiu na manhã de ontem (10) que o índice a ser cobrado no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) em 2012 não será maior do que o valor real do automóvel. Além disso, Puccinelli afirmou que a informação de que o tributo é um dos maiores do País é falsa.

Puccinelli explica que o IPVA é calculado com base nos valores dos veículos na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que é um órgão nacional. Deste valor, o Governo do Estado faz um desconto de 9% e aplica o percentual relativo ao veículo. No caso do Mato Grosso do Sul, são cobrados 1,5% de ambulâncias e caminhões e 2% de motocicletas. O governador afirma que são poucos os Estados que cobram 1,5% de caminhões.

Quanto aos veículos leves, onde a cobrança é de 2,5%, Puccinelli afirma que só é maior do que em seis estados do País e que é igual a outros nove Estados. Além disso, lembrou que não cobra IPVA de veículo em primeiro ano de uso. O governador afirma que ninguém no Estado pagará um índice com cálculo maior do que o valor do seu veículo.

Ao falar sobre o IPVA o governador disse que projeto do deputado Marquinhos Trad (PMDB) não tem procedência ao parcelar mais para o inadimplente que para quem paga corretamente. O governador defendeu um parcelamento em três vezes tanto para o adimplente quanto para o inadimplente.

O projeto de lei de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB) eleva de três para cinco o número de parcelas do IPVA e concede desconto de até 15% para pagamento à vista, além do parcelamento em até dez vezes das dívidas em atraso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS
Trabalho da SES possibilita habilitação de 115 leitos de UTI-Covid em MS
SAÚDE
Covid-19: Moderna confirma 13 milhões de doses da vacina para o Brasil
SEGURANÇA PÚBLICA
Garras inaugura Centro de Treinamento Tático e comemora 30 anos de história
COTAÇÃO
Dólar fecha em alta nesta sexta-feira, acompanhando exterior