Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020

Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

17 outubro 2011 - 10h35Por Assessoria
Desde a última sexta-feira (14), o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul passou a contar com mais duas comarcas digitais: Nioaque e Rio Negro. O Estado passa a contar com 53,7% de suas comarcas digitalizadas.

No dia 3 de outubro a Comarca de Deodápolis passou a ser a 27ª Comarca Digital de MS, estabelecendo metade do Estado já operando com processo digital, pouco mais de um ano desde a implantação do projeto piloto de digitalização de comarcas.

A experiência do processo digital começou a funcionar em Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2005 com o projeto piloto da 10ª Vara do Juizado Especial. Como não havia precedentes no país, foi preciso que as equipes do Tribunal de Justiça desenvolvessem o conhecimento necessário para a digitalização de processos.

Cinco anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornou-se possível a digitalização das varas da justiça comum e até mesmo de comarcas inteiras que teve início em junho de 2010, com o piloto em Dois Irmãos do Buriti.

Neste ano de 2011, as inovações continuam: no dia 2 de setembro, um marco para o Estado foi a realização do primeiro júri digital do país. O feito foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Não houve papel, de modo que jurados, advogados, promotores, juiz e demais presentes visualizavam o processo por meio de notebooks e por um telão projetado no auditório do Tribunal do Júri.

O Poder Judiciário sul-mato-grossense desponta no cenário nacional, pioneiro na adoção do formato digital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRISE AMBIENTAL
Papa cita na ONU 'perigosa situação da Amazônia e dos indígenas'
INFORME PUBLICITÁRIO
Universidad Columbia del Paraguay, filial de Pedro Juan, abre matrículas para Medicina
TAQUARUSSU
Ambiental autua quatro em R$ 8,4 mil e apreende 139 quilos de pescado
INCÊNDIOS
Governo federal libera mais R$ 1,3 milhão para MS combater incêndios no Pantanal