Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021

Laboratórios móveis agilizam cadeia leiteira

16 maio 2012 - 08h19Por Correio do Estado
Até o final de 2012, o Sebrae/MS pretende atender 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul com projetos de apoio à pecuária leiteira: “Vaca móvel”, “Rufião” e “Agromóvel”. Estes projetos já realizaram 320 diagnósticos no Estado, com levantamentos e avaliações voltadas para as cidades de Terenos, Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari e Bandeirantes.

O gestor de projetos do Sebrae/MS, Eder Camargo, afirma que os três carros percorrem o Estado com objetivos distintos: “O Vaca Móvel analisa a qualidade do leite e identifica formas melhoria, quantidade de gordura, acidez, água e, posteriormente, é feito um descritivo com base na Instrução Normativa 62”.

Já o Rufião, um carro equipado com ultrassonografia, viaja pelos municípios com intuito de monitoramento reprodutivo e sanitário, identificando animais que oferecem lucros. Além disso, também elaboram mapeamento da propriedade. Já o Agromóvel, verifica a nutrição e manejo de pastagem, identificando boas práticas e simulando a ingestão de alimentos do gado.

As ações foram anunciadas ontem (15), durante o 15º Encontro do Leite, realizado em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CUIDADO
Janeiro Branco e os cuidados com saúde emocional em meio a uma pandemia
SELVÍRIA
Paulista é autuado por derrubada de árvores e incêndio ilegal da vegetação nativa
CORONAVÍRUS
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
JUSTIÇA
Senacon adotas medidas para combater comércio de vacinas falsificadas