quinta, 25 de abril de 2024

Laboratórios móveis agilizam cadeia leiteira

16 maio 2012 - 08h19Por Correio do Estado
Até o final de 2012, o Sebrae/MS pretende atender 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul com projetos de apoio à pecuária leiteira: “Vaca móvel”, “Rufião” e “Agromóvel”. Estes projetos já realizaram 320 diagnósticos no Estado, com levantamentos e avaliações voltadas para as cidades de Terenos, Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari e Bandeirantes.

O gestor de projetos do Sebrae/MS, Eder Camargo, afirma que os três carros percorrem o Estado com objetivos distintos: “O Vaca Móvel analisa a qualidade do leite e identifica formas melhoria, quantidade de gordura, acidez, água e, posteriormente, é feito um descritivo com base na Instrução Normativa 62”.

Já o Rufião, um carro equipado com ultrassonografia, viaja pelos municípios com intuito de monitoramento reprodutivo e sanitário, identificando animais que oferecem lucros. Além disso, também elaboram mapeamento da propriedade. Já o Agromóvel, verifica a nutrição e manejo de pastagem, identificando boas práticas e simulando a ingestão de alimentos do gado.

As ações foram anunciadas ontem (15), durante o 15º Encontro do Leite, realizado em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial

TEMPO

Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100