quinta, 25 de abril de 2024

Longa mostra condições de trabalho em frigoríficos

06 agosto 2011 - 12h04Por Assessoria
O documentário Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos, feito pela ONG Repórter Brasil, integra a programação da 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Dirigido pelos jornalistas Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, o longa-metragem foi realizado com apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho no Mato Grosso do Sul e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

Carne Osso propõe uma imersão na rotina de trabalho de mais de 750 mil trabalhadores brasileiros, que são expostos constantemente a facas, serras e outros instrumentos cortantes. O documentário também traz uma discussão ampla sobre os temas saúde e Direito do Trabalho, pois os empregados realizam movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças e sofrem pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção.

Segundo o procurador do Trabalho Heiler Natali, lotado em Londrina (PR) e coordenador nacional do Projeto de Atuação na Indústria Frigorífica, perícias indicam que 20% dos trabalhadores dessas empresas adoecem em razão das condições de trabalho. Estima-se também que 80% sentem ou sentiram dores em decorrência do trabalho realizado. “A condição de trabalho dos empregados do setor de frigoríficos é absolutamente desconhecida para a maioria das pessoas, inclusive operadores do Direito”, afirmou o procurador.

O longa-metragem, de 65 minutos, foi selecionado para importantes festivais de cinema da América Latina, como o brasileiro “É Tudo Verdade” e o chileno “FIDOCS”. Também foi exibido na mostra francesa “Brésil en Mouvements” e ganhou o prêmio do público de melhor documentário no 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul