Menu
Busca quinta, 28 de janeiro de 2021

Marçal assina doação de área para escola

25 junho 2012 - 17h00
O Progresso


O deputado federal Marçal Filho (PMDB) assinou como testemunha, na sexta-feira, o documento que oficializa a doação de terreno para a construção de uma escola técnica em Dourados. A unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do sul (IFMS) será nas proximidades do Jardim Canaã I, em uma área de 50 mil metros quadrados, cedida pela administração municipal com a aprovação da Câmara de vereadores.

Marçal é presidente nacional da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante e iniciou uma luta pela implantação do instituto ainda em 2010. À época o parlamentar foi bater às portas da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e falar com o Secretário Eliezer Moreira Pacheco, para que o município não ficasse fora do plano de expansão.

Primeiramente a prefeitura anunciou que o IFMS ficaria em um espaço próximo à Vila São Pedro e ao Marco da Colônia Agrícola Federal de Dourados, mas, posteriormente destinou outra área para a construção. “Essa é uma luta antiga que tomei como bandeira do meu mandato. Por duas vezes Dourados perdeu a possibilidade de ganhar uma unidade devido à morosidade de administrações anteriores, o instituto de Ponta Porã, por exemplo, está no estágio final enquanto o nosso inicia as primeiras etapas”, declarou o deputado. Segundo o parlamentar, a nova localização facilitará o acesso dos estudantes, tanto pela proximidade quanto pela frequência do transporte público até o local.

O termo de doação também foi assinado pelo reitor do IFMS Marcus Aurelius Stier Serpe que acompanhou todo o processo para a inclusão de Dourados – e posteriormente Jardim e Naviraí, no plano de extensão. “Este ato é com toda certeza um dos mais importantes para município, um presente para a qualificação e formação profissional dos jovens da Grande Dourados. O deputado Marçal Filho teve sensibilidade para perceber isso e graças ao seu trabalho ao lado do deputado Antônio Carlos Biffi, garantimos esta unidade para Dourados, além das outras duas cidades que serão beneficiadas através do Pronatec”, disse o reitor.

Segundo o parlamentar o próximo passo é a definição dos cursos que poderá ser norteada através de uma audiência pública em conjunto com a prefeitura, a exemplo de como foi feito em Dourados anteriormente e em Naviraí. “A primeira audiência, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença do reitor Marcus Aurélius e norteou os rumos da implantação da instituição. Nós também discutimos com representantes dos segmentos da educação e do comércio as necessidades regionais.

Vamos agora reforçar este trabalho para que os cursos oferecidos atendam a demanda de mão de obra local e dessa forma os jovens já possam sair empregados”, concluiu. Marçal filho agora esta propondo uma audiência conjunta com a prefeitura para definição dos cursos

Governo federal

O deputado federal Marçal Filho esteve ao lado da presidente Dilma Rousseff para mobilizar o Congresso Nacional e, com isso, aprovar no inicio do ano o Pronatec – Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Marçal foi citado como representante de mais de 200 deputados no discurso que a presidente fez durante o lançamento do programa que tem como meta criar 8 milhões de vagas na educação profissional até 2014.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Tereza Cristina: transformação digital deve inserir agronegócio
SAÚDE
Covid-19: OMS aponta presença da variante de Manaus em oito países
POLÍTICA
Governo federal diz que não se envolve em compras privadas de vacina
ECONOMIA
Bolsonaro apela para que caminhoneiros não façam greve