quinta, 25 de abril de 2024

Marçal assina doação de área para escola

25 junho 2012 - 17h00
O Progresso


O deputado federal Marçal Filho (PMDB) assinou como testemunha, na sexta-feira, o documento que oficializa a doação de terreno para a construção de uma escola técnica em Dourados. A unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do sul (IFMS) será nas proximidades do Jardim Canaã I, em uma área de 50 mil metros quadrados, cedida pela administração municipal com a aprovação da Câmara de vereadores.

Marçal é presidente nacional da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante e iniciou uma luta pela implantação do instituto ainda em 2010. À época o parlamentar foi bater às portas da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e falar com o Secretário Eliezer Moreira Pacheco, para que o município não ficasse fora do plano de expansão.

Primeiramente a prefeitura anunciou que o IFMS ficaria em um espaço próximo à Vila São Pedro e ao Marco da Colônia Agrícola Federal de Dourados, mas, posteriormente destinou outra área para a construção. “Essa é uma luta antiga que tomei como bandeira do meu mandato. Por duas vezes Dourados perdeu a possibilidade de ganhar uma unidade devido à morosidade de administrações anteriores, o instituto de Ponta Porã, por exemplo, está no estágio final enquanto o nosso inicia as primeiras etapas”, declarou o deputado. Segundo o parlamentar, a nova localização facilitará o acesso dos estudantes, tanto pela proximidade quanto pela frequência do transporte público até o local.

O termo de doação também foi assinado pelo reitor do IFMS Marcus Aurelius Stier Serpe que acompanhou todo o processo para a inclusão de Dourados – e posteriormente Jardim e Naviraí, no plano de extensão. “Este ato é com toda certeza um dos mais importantes para município, um presente para a qualificação e formação profissional dos jovens da Grande Dourados. O deputado Marçal Filho teve sensibilidade para perceber isso e graças ao seu trabalho ao lado do deputado Antônio Carlos Biffi, garantimos esta unidade para Dourados, além das outras duas cidades que serão beneficiadas através do Pronatec”, disse o reitor.

Segundo o parlamentar o próximo passo é a definição dos cursos que poderá ser norteada através de uma audiência pública em conjunto com a prefeitura, a exemplo de como foi feito em Dourados anteriormente e em Naviraí. “A primeira audiência, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença do reitor Marcus Aurélius e norteou os rumos da implantação da instituição. Nós também discutimos com representantes dos segmentos da educação e do comércio as necessidades regionais.

Vamos agora reforçar este trabalho para que os cursos oferecidos atendam a demanda de mão de obra local e dessa forma os jovens já possam sair empregados”, concluiu. Marçal filho agora esta propondo uma audiência conjunta com a prefeitura para definição dos cursos

Governo federal

O deputado federal Marçal Filho esteve ao lado da presidente Dilma Rousseff para mobilizar o Congresso Nacional e, com isso, aprovar no inicio do ano o Pronatec – Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Marçal foi citado como representante de mais de 200 deputados no discurso que a presidente fez durante o lançamento do programa que tem como meta criar 8 milhões de vagas na educação profissional até 2014.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira