quinta, 25 de abril de 2024

Marçal prepara MS para atacar o crack

Marçal prepara MS para atacar o crack

06 fevereiro 2012 - 15h26
Divulgação (TP)

O deputado federal Marçal Filho (PMDB), que antes mesmo de toda mobilização do governo federal em torno do combate ao crack e atenção aos dependentes químicos, já alertava para a situação de epidemia dessa droga, disse ontem que vai mobilizar forças para colocar o Mato Grosso do Sul na segunda etapa do programa “Crack, é Possível Vencer”. A declaração do deputado foi uma resposta à informação que o Estado ficou fora dessa primeira etapa do programa, uma vez que as autoridades do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça decidiram priorizar os Estados onde a situação é mais crítica, sobretudo naqueles onde existem redutos conhecidos como crackolândia. “Respeito o cronograma do governo federal, mas conheço o sofrimento de centenas de famílias sul-mato-grossenses que enxergam no programa a última esperança para livrar seus familiares dessa droga”, enfatiza Marçal Filho.

Como tinha conhecimento prévio da possibilidade de o Mato Grosso doSul ficar de fora da primeira etapa do programa “Crack, é Possível Vencer”, o deputado Marçal Filho mobilizou esforços para dotar o Estado de condições físicas para ser incluído na segunda etapa do programa, o que deve ocorrer ainda no segundo semestre. “Minha primeira ação nesse sentido foi assegurar um emenda de R$ 1 milhão ao Orçamento Geral da União para construção de um moderno Centro de Atendimento Psciossocial (CAPS) que terá a missão de oportunizar tramento adequado aos dependentes químicos”, explica.

Marçal Filho acredita que suas reivindicações em favor de Mato Grosso do Sul nessa guerra contra o crack serão atendidas pelos diferentes ministérios em Brasília porque essa guerra não é nova. O deputado participou ativamente da elaboração do Plano de Enfrentamento ao Crack do Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção psicológicoa aos usuários de drogas; de enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e, sobretudo, de ampliar atividades de prevenção. Numa dessas ações, o deputado realizou uma ampla audiência pública em Dourados que contou, inclusive, com a presença do juiz federal Odilon de Oliveira e autoridades estaduais, federais e municipais.

Em outra frente, Marçal Filho bateu às portas de diferentes ministérios para propor um plano nacional de enfrentamento às drogas e manteve audiências com técnicos do Ministério da Saúde e Ministério da Justiça, defendendo a adoção de um programa interministerial completo de enfrentamento às drogas e no combate vigoroso ao tráfico, no desestímulo à curiosidade dos jovens ao desejarem experimentar qualquer entorpecente e na oferta de tratamento de apoio aos seus usuários de forma a ressocializar o dependente. Marçal chegou a defender políticas habitacionais específicas para dependentes químicos como forma de afastar esse público das áreas de risco.

Nessa guerra contra o crack, o deputado apresentou indicações ao Ministério da Saúde (número 1.351), ao Ministério da Justiça (número 1.359) e ao Ministério das Cidades (número 1.350), onde sempre defendeu a necessidade de um cronograma para a realização das ações contra as drogas, sobretudo, nas regiões críticas de grandes cidades e na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia, que é por onde entra a maior parte do crack consumido pelos dependentes químicos brasileiros. Esse problema foi discutido pelo deputado Marçal Filho numa audiência com o Comando Militar do Oeste, onde ficou definido que o Exército atuaria mais efetivamente na região de fronteira.

Ao mesmo tempo em que desenvolve ações em Brasília e cobra a inclusão de Mato Grosso do Sul no programa “Crack, é Possível Vencer”, o deputado vai intensificar os trabalhos como membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul) para ajudar a desenvolver uma legislação conjunta contra as drogas com os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul