sexta, 29 de março de 2024

Mato Grosso do Sul tem oito milhões de hectares de terras degradadas

13 dezembro 2011 - 10h58Por CG News
A secretária de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa, declarou na manhã de segunda-feira (12), durante lançamento da Showtec, que o Governo do Estado está trabalhando diuturnamente para tirar do papel e tornar realidade a recuperação de oito milhões de hectares terras degradadas no Estado.

A secretária entende que a obrigação de recuperar a área é do produtor e não do Governo. Segundo ela, o Estado deve dar o apoio, mostrar o que deve ser feito e propiciar o crédito, mas o produtor precisa saber o que fazer, pois muitas vezes o valor da recuperação equivale a metade da propriedade.

“Não adianta dar crédito se não for bem aplicado. Às vezes a recuperação deste solo custa mais do que a metade do valor da terra. Não é alguma coisa que possa ser mal feita. Tem que ter muita responsabilidade e o produtor tem um problema, porque precisa viver da terra dele”.

Tereza garante que o governador André Puccinelli (PMDB) está sensibilizado com os hectares degradados, que em sua maioria estão em áreas de pastagens onde o solo é arenoso e mais difícil e caro de ser recuperado. Segundo a secretária, o Governo está estudando a melhor solução para o problema, pois muitas vezes é melhor não fazer nada a usar a tecnologia inadequada.A secretária ressalta que a tarefa é difícil, pois há muitas mudanças de cultura, com os arrendamentos, mas está procurando o caminho, com reuniões no Banco do Brasil, Embrapa e entidades envolvidas.

“O programa deve ser de Estado e não de Governo. A União tem que entender a necessidade e o benefício que trará ao Brasil para fazer a recuperação. Isso que estamos trabalhando diuturnamente para tirar do papel e tornar uma realidade”. Durante a solenidade Tereza Cristina solicitou ao senador Waldemir Moka (PMDB) a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, para que possa lançar o programa ABC do MS, de combate a degradação de terras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE