sexta, 29 de março de 2024

México enviará missão ao Brasil para revisar acordo automotivo

05 fevereiro 2012 - 11h02Por Reuters
O México enviará na próxima semana uma missão ao Brasil para revisar os termos de um acordo de comércio bilateral livre de impostos em automóveis, disseram no sábado fontes diplomáticas mexicanas e da indústria local.

O governo brasileiro manifestou na sexta-feira sua intenção de revisar o pacto. O comércio de automóveis entre os dois países foi deficitária para o Brasil nos últimos anos.

Uma fonte diplomática disse que a presidente Dilma Rousseff falou com o presidente mexicano, Felipe Calderón, para manifestar-lhe a intenção de ampliar os termos do acordo para que o Brasil possa exportar ao México caminhões, ônibus e veículos comerciais leves.

"O acordo como está não pode continuar, é preciso renegociá-lo para que o Brasil possa introduzir veículos pesados", teria dito Dilma, segundo a fonte diplomática.

A autoridade disse que a missão, formada por funcionários e representantes da indústria automotiva local, seria liderada pela chanceler mexicana Patricia Espinosa.

O presidente da Associação Mexicana da Indústria Automotiva (AMIA), Felipe Solís, deve viajar na terça-feira ao Brasil e o início das reuniões está programado para quinta-feira.

O México é a terceira principal origem de veículos importados no Brasil, que tenta reequilibrar o comércio entre os dois países, enquanto prepara ajustes na política de incentivo à produção nacional de veículos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris