Menu
Busca quarta, 02 de dezembro de 2020

Micro e pequenos negócios se concentram no interior do Estado

Micro e pequenos negócios se concentram no interior do Estado

12 dezembro 2011 - 15h24
Divulgação (TP)

A concentração das micro e pequenas empresas é maior no interior de Mato Grosso do Sul. Dos 69.945 negócios existentes no Estado, 36,8% estão na Capital e 63,2% nos demais municípios. Quase metade, 47%, está em cidades com menos de 200 mil habitantes. Os dados são do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, realizado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A pesquisa aponta ainda que 36,8% dos empregos estão na Capital e 63,2% nas empresas do interior do Estado. O sucesso do negócio, aberto há um ano e oito meses, na cidade de Dourados, fez com que Marcos Eneias Pereira Santos e seu sócio aumentassem em mais de 50% o quadro de empregados. “Começamos com 16 funcionários efetivos e seis freelancers, hoje temos 25 pessoas trabalhando com carteira assinada”.

A necessidade de ampliação foi para melhor atender ao cliente. “Não vimos como despesa o aumento na folha de pagamento, mas como investimento para o nosso público, que é A e B, principalmente”, expõe.

As exigências quanto à qualificação nas micro e pequenas empresas também estão crescendo, de acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barreto. “Hoje, por exemplo, o Ensino Médio completo é condição indispensável até mesmo para postos de trabalho mais simples. Qualificações adicionais são demandadas também como o conhecimento em informática”, pontua.

Universitários, pré-vestibulandos e profissionais de curso superior formam a equipe de atendentes da pizzaria de Marcos. “O pessoal está gastando mais, comendo mais fora de casa. Exigimos mão de obra de qualidade, para atender as mais de três mil pessoas que recebemos todos os meses”.

Os dados completos do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, realizado pelo Sebrae, já estão disponíveis para consulta desde o dia 9 de dezembro no site: www.ms.sebrae.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste resgata anta de tanque de piscicultura em sítio
LEGISLATIVO
ALEMS recebe projeto que altera Lei Orgânica do Ministério Público de MS
SAÚDE
Disk-Covid registra aumento de 67% nas ligações em novembro
NOTÍCIAS
Carreta da Justiça define calendário de atendimentos em 2021