sexta, 19 de abril de 2024

Ministro irá solucionar impasse entre índios e produtores em Dourados

14 junho 2012 - 10h06Por Assessoria
O senador Antonio Russo participou da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quarta-feira (13). Eles falaram sobre o impasse entre produtores rurais e índios no município de Dourados. Russo disse que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. “O ministro foi muito gentil e garantiu uma solução em breve para o problema.

Ele acredita que até o início de julho já teremos uma definição legal para o conflito e que pacifique os índios, os fazendeiros e a sociedade”, disse o parlamentar.

Praticamente toda a bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense participou da reunião com o Ministro da Justiça.

Os conflitos fundiários entre os produtores e índios em Mato Grosso do Sul ocorrem há mais de duas décadas e já resultou em inúmeras vítimas. Na década de 1930, para promover a ocupação populacional da região, centenas de produtores rurais foram estimulados a ocupar as terras de Mato Grosso do Sul, habitada basicamente por indígenas que se moviam entre as terras brasileiras e paraguaias.

Após a Constituição de 1988, movimentos indígenas e a própria Fundação Nacional do Índio (Funai) consideraram essas terras tradicionais dos indígenas. A demarcação não foi feita, o que gerou imensa instabilidade jurídica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa