quinta, 25 de abril de 2024
STF

Moraes determina prorrogação da prisão de blogueiro bolsonarista

30 junho 2020 - 14h00Por G1MS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prorrogação por cinco dias da prisão do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.

Moraes é o relator do inquérito que investiga a organização e a realização de atos antidemocráticos.

Eustáquio foi preso na sexta-feira (26), no Mato Grosso do Sul. A prisão é temporária. Vale por cinco dias, mas pode ser prorrogada.

Pedido da PF

A prorrogação, autorizada por Moraes, foi pedida pela Polícia Federal. A PF argumentou que há indícios do envolvimento de Eustáquio em ações de "potencial lesivo considerável". O pedido cita ainda que as manifestações promovidas por ele, tanto nas ruas como nas mídias sociais, "têm instigado" uma parcela da população no rumo do extremismo e do ataque ilegal a instituições, como o Congresso e o STF.

"Há indícios do envolvimento do ora custodiado em fatos que estão sob apuração e que guardam relação com ações de potencial lesivo considerável, considerando que as manifestações promovidas por OSWALDO EUSTÁQUIO, tanto em mídias sociais, quanto fisicamente, em movimentos de rua, têm instigado uma parcela da população que, com afinidade ideológica, tem sido utilizada para impulsionar o extremismo do discurso de polarização e antagonismo, por meios ilegais, a Poderes da República (Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional)", diz a PF no pedido.

Investigações

A TV Globo apurou que, nos monitoramentos, a Polícia Federal identificou que nos últimos dias Eustáquio esteve no município de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, e foi identificado risco de fuga. Por isso, a PF pediu a prisão do jornalista ao ministro do STF.

Segundo as investigações, Oswaldo Eustáquio defende de forma oblíqua uma ruptura institucional.

Os investigadores citam por exemplo uma postagem em que Eustáquio afirma:

"Esse Supremo Tribunal Federal... corrupto... corrupto, que que ele fez? [Está] mancomunado com o Rodrigo Maia. [....] Em 64 não houve golpe militar, foi um contragolpe... porque daqui a pouco as pessoas vão falar: Oswaldo, você é a favor de uma intervenção militar? Não, eu sou a favor de uma intervenção do povo".

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

CONSUMIDOR

Comissão aprova verificação de idade na venda de produto proibido a menor em autoatendimento

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte