quinta, 25 de abril de 2024

MS investe em tecnologia para elevar safra

01 janeiro 2012 - 17h18Por Correio do Estado
O uso de tecnologias tem garantido maior produtividade na agricultura. Para 2012, a expectativa da Cepea/Esalq é de 25 milhões de hectares de área plantada e uma produção que pode chegar a 78 milhões de toneladas de grãos, superando a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 72 milhões. Para promover a agricultura de precisão (AP) e aumentar ainda mais a produtividade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS tem participado de duas frentes de trabalho de AP do Senar Central.

A primeira, vinculada à Operação de Máquinas em Tecnologias de Agricultura de Precisão – AP, atualizou quatro instrutores da área de mecanização do SENAR/MS, juntamente com mais 24 instrutores de outras partes do país. A primeira turma ocorreu de 31 de outubro a 5 de novembro. Os treinamentos, ministrados por João Acácio Mello Minussi, foram na unidade fabril da Stara S/A, localizada na cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul.

“Iniciamos mais esta frente de serviço de olho no que há de mais moderno atualmente em relação à agricultura. Ao longo de 2012 serão realizados mais sete módulos. A outra boa notícia é que no final, o Senar/MS ganhará um simulador que será utilizado como recurso instrucional nas capacitações em AP”, revelou o superintendente da entidade, Clodoaldo Martins.

A segunda frente de trabalho abordou a incorporação de técnicas de AP no empreendimento rural. Através deste treinamento, o profissional teve a oportunidade de ver um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorporar um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta, proporcionando o domínio das ferramentas envolvidas.

O Senar/MS participou ainda da XVIII Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão realizada no dia 12 de dezembro, em Piracicaba, no campus da Esalq/USP. Na jornada os participantes tiveram acesso aos conceitos de AP com acesso às técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas e recomendações e a aplicação localizada de insumos, bem como as recentes inovações associadas ao tema.

Em 2012 serão realizadas reuniões técnicas para a criação de um grupo de trabalho em Agricultura de Precisão. A ideia é estruturar um plano de trabalho para Mato Grosso do Sul que será utilizado durante as capacitações como tema transversal, além de um treinamento interno para repasse aos outros instrutores de mecanização agrícola do Senar/MS.

Showtec

Para obter mais informações sobre Agricultura de Precisão, no dia 26 de janeiro, durante a programação do Showtec 2012, maior evento de difusão de tecnologias agropecuárias, acontece o Giro Tecnológico que vai abordar os avanços da Agricultura de Precisão e suas Contribuições para o Processo Produtivo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul