sexta, 29 de março de 2024

MS mostra Estado sustentável e pioneiro em programas de preservação na abertura da Rio+20

14 junho 2012 - 10h09Por Douranews
No primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Mato Grosso do Sul mostrou as diversas ações e projetos que estão garantindo uma agropecuária sustentável. No espaço Agro Brasil, estande da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a comitiva formada pela secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa, além de representantes do setor produtivo sul-mato-grossense apresentou “cases de sucesso de sustentabilidade” implantados no Estado.

Durante toda esta quarta-feira (13), quem passou no Espaço Agro Brasil, localizado no Píer Mauá, conheceu a potencialidade turística de Mato Grosso do Sul e teve acesso aos novos conceitos da tecnologia utilizada pelo setor destinado à produção de alimentos com conservação ambiental.

A secretária Tereza Cristina ministrou palestra sobre as características de Mato Grosso do Sul, apresentando dados como a economia, projetos estratégicos e logística para o escoamento da produção, além de pontos turísticos e de preservação do meio ambiente, como o Aquário do Pantanal. “Mato Grosso do Sul é um estado verde e queremos mostrar o que ele está fazendo pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Vamos mostrar que é possível produzir com sustentabilidade, incentivando o plantio do milho, soja e recuperando os solos para pecuária intensiva e mais moderna”, ressaltou.

“Mostramos ao mundo que o Pantanal está preservado, produzimos no Pantanal e mesmo assim o Estado conta com mais 87% do seu bioma preservado”, destacou. Durante o encontro, o governo do Estado e a Embrapa Gado de Corte apresentaram uma publicação, fruto de mais uma parceria da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) e as unidades de Campo Grande e Dourados.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, este trabalho consiste num levantamento de todas as cadeias produtivas como a de grãos, sucroalcooleira e gado de corte. Este trabalho mostra que nos últimos cinco anos o Estado mitigou 47 milhões de toneladas de CO2 e isso equivale a três anos de emissão de gases da cidade de São Paulo. “É um cenário importante e estratégico porque é uma análise dos últimos dez anos. Pode-se achar pouco, mas não é, porque isso equivale a 4,7 milhões de hectares de florestas plantadas”, informou.

Sustentabilidade

Presente ao evento, o superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Marcelo Dourado, disse que a participação de Mato Grosso do Sul na Rio+20 é fundamental já que o Centro-Oeste é referência de um celeiro de produção de alimentos do Brasil e do mundo. “A preocupação é grande de aliar desenvolvimento econômico, social e ambiental. Isso é fundamental para dar a sustentabilidade e o governo de Mato Grosso do Sul tem essa preocupação. O objetivo é aliar tudo isso com índices de IDH cada vez mais elevados e essa equação é extremamente exitosa para atingir o desenvolvimento sustentável do planeta”, comentou.

Conforme Marcelo Dourado, está em andamento um programa chamado “Pasto Verde” que será implantado por meio de convênio de capacitação de técnicos para a recuperação de áreas degradadas no Estado. “Isso mostra como é importante reduzir índices de desmatamento, mas recuperar áreas degradáveis, aumentar a produtividade e tornar estas áreas em produtivas. O estado é piloto”, anunciou.

Cases de sucesso

Com o apoio do governo do Estado, diversas ações vêm sendo desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, trazendo mais eficiência nas cadeias produtivas. Durante a Rio+20, diversas entidades mostraram suas experiências de sucesso como o uso de biogás de suinocultura e bovinocultura para geração de energia. De acordo com o engenheiro mecânico, Marco Aurélio Candia Braga, o produtor além de produzir alimento vai produzir energia elétrica. “A gente pode transformar um biogás desperdiçado em energia. A nossa produção industrial está aliada a produção agrícola e vamos passar a ter uma indústria verde. Queremos mostrar aqui na Rio+20 que a nossa produção é sustentável”, salientou. A iniciativa deverá ser utilizada na cidade de Rio Verde na produção de cerâmica.

Já o presidente da Associação de Produtores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, Alexandre Scaff Raffi, falou sobre os avanços da pecuária do novilho precoce. “Vamos mostrar como a agropecuária evoluiu. Um animal que morria com cinco ou seis anos, hoje morre com três anos onde há diminuição do impacto do meio ambiente, com retorno financeiro melhor e mostrando que isso é possível no estado e no Brasil”, disse.

A produção sustentável no Pantanal também foi apresentada pelo presidente da ABPO (Associação Brasileira de Produtores Orgânicos), Leonardo Leite de Barros. “Acho extremamente positivo o governo do estado assumindo o compromisso de trazer os casos de sucesso do Estado para este fórum que discute a sustentabilidade. O estado hoje está muito adiantando do ponto de vista ambiental, social e relacionados à rentabilidade de novas fórmulas de produção”, argumentou.

Outros casos de sucesso também foram apresentados como a redução do aquecimento global pela eficiência dos sistemas de produção pela Embrapa Gado de Corte e ainda o projeto de gestão de resíduos sólidos do Sebrae.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

MATO GROSSO DO SUL

Furtos de energia em MS no ano passado dariam para abastecer cidade com 95 mil casas

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz