Menu
Busca quarta, 25 de novembro de 2020

MS registrou apenas um caso de sarampo em 2011

02 janeiro 2012 - 11h43Por Dourados News
Levantamento realizado em todo o Brasil e divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, aponta que Mato Grosso do Sul registrou durante todo o ano de 2011, apenas um caso de sarampo. Na região Centro-Oeste, apenas no Distrito Federal, também com um caso houve registros.

Há nível nacional, foram 42 casos identificados da doença e São Paulo aparece como primeiro colocado na quantidade de pessoas infectadas, com 26 casos. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro aparecem em seguida com 7 e 4, respectivamente.

Além do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e Piauí houveram um registro cada, mas de acordo com o Ministério, todos acabaram considerados importados, ou seja, quando são contraídos em outras regiões.

Em relação a 2010, quando foram 68 casos, houve uma queda próxima à 40% de infestação. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa e transmitida através de vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas, e a vacinação é o meio mais eficaz de prevenção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HEMOSUL
Aumentar doações de sangue na pandemia é principal desafio no Dia Nacional do Doador
SAÚDE
Coronavírus continua em expansão no Estado, com mais de 900 casos confirmados em apenas 24 horas
ECONOMIA
Comitê define fator para ajuste de preços de medicamentos em 2021
EM JANEIRO
Alunos são convocados para retomar aulas presenciais do Curso de Formação Policial para Escrivães