sexta, 29 de março de 2024

Mulher tem corpo queimado ao atear fogo em lixo utilizando gasolina

28 outubro 2011 - 00h18Por CG News
Elizabete Prerin Freitas, de 52 anos, contadora, sofreu um grave acidente ao utilizar gasolina para queimar lixo e papéis no dia 13 de outubro, em Campo Grande.

Ela aproveitou o feriado para realizar uma limpeza na casa onde mora. Juntou a grama que o jardineiro havia cortado com vários documentos velhos de clientes em um terreno baldio ao lado da residência, buscou gasolina no posto de combustíveis, despejou no lixo e voltou para procurar fósforos.

Como não encontrou, resolveu utilizar um isqueiro. Ela abaixou, acendeu e o liquido inflamável explodiu. “O fogo foi para cima de mim, eu coloquei a mãe em frente ao rosto e acredito que por isso meus olhos não queimaram”, diz.

Ela teve queimaduras graves no rosto, no pescoço e no braço direito. O fogo queimou os cílios, sobrancelhas e cabelo. “Eu perdi chumaços de cabelo”, relata.

Após ser atingida pelas chamas, Elizabete cortou uma babosa (planta) passou nos ferimentos e depois tomou banho “para se refrescar”. Em seguida um casal de amigos dela, que chegaram após o acidente, levaram-na ao hospital.

Ela não quis ir a Santa Casa, passou pela clínica Campo Grande e pelo Sírio Libanês, mas foi informada que não havia especialista nesses hospitais. Ela foi levada pelo amigo á Santa Casa. Assim que chegou já foi levada direto para o pronto socorro. “Lembro-me muito bem do médico falando ‘aplica soro com morfina’. Eu fiquei no corredor, mas foram três horas sem dor. Depois mudei de setor e o atendimento melhorou ainda mais”, afirma.

Elizabete tem plano de saúde e, é através dele que está realizando tratamento com tubo hiperbárico, segundo ela, o médico afirmou que a cada sessão de duas horas com esse procedimento equivale a quatro dias de tratamento convencional.

“Eu não me olhei no espelho, mas me falaram que já melhore 120%. Até minhas rugas sumiram”, conta. Ela afirma que os convênios deveriam disponibilizar mais esse tratamento, porque tem horários vagos para sessões, mas o plano não libera.

A contadora conta que tinha o hábito de queimar o lixo, mas que isso serviu de lição. “Não sou santinha, sempre ateava fogo no lixo, mas essa lição eu aprendi. Nunca mais vou fazer”, afirma.

Cuidados - A enfermeira Áurea Lilia batista Silva, responsável pelo setor durante a tarde, alerta a população sobre os riscos de manusear álcool e gasolina. “As pessoas têm que entender que há riscos de queimaduras quando se mexe com esses produtos”, diz.

“Esse é um dos tratamentos mais dolorosos. A pessoa fica desidratada, sente muita dor, perde pele, pode ficar mais de meses internada. A pessoa tem que pensar na conseqüência desse ato”, alerta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela