sexta, 19 de abril de 2024

Nova Lei dá a artistas regionais mais espaços em shows

Nova Lei dá a artistas regionais mais espaços em shows

22 outubro 2011 - 09h20
Conjuntura Online

Com a nova Lei promulgada ontem (20), pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi(PMDB), os artistas regionais ganham um incentivo a mais. Pela nova Lei nº 4.998/11, está assegurado que todos os shows musicais de cantores ou grupos nacionais ou internacionais, realizados no Município de Campo Grande e que sejam patrocinados pela Prefeitura, terão a apresentação de músicos, cantores ou grupos musicais locais, na abertura ou no encerramento dos eventos.
A Lei é de autoria dos vereadores Thaís Helena(PT), Paulo Siufi(PMDB) e Vanderlei Cabeludo(PMDB), e com a publicação passa a ter validade a partir de hoje (21), porém o Poder Executivo tem 90 dias para regulamentar este instrumento legal de incentivo ao artista regional.

Para Thaís Helena, a cidade de Campo Grande é palco constante de eventos musicais de grande repercussão e que tem ampla participação da população. “Grandes shows fomentam o turismo, proporcionam entretenimento, geram empregos diretos e indiretos, mas no que tange ao aspecto cultural, podem ser melhor explorados e regulamentados para proporcionar espaço para que artistas locais mostrem seu trabalho, abrindo portas para que estes artistas”, declara Thais Helena.

Celito Espíndola, um veterano da música regional, aplaude a sensibilidade dos autores do projeto em criar mecanismos legais para incentivar a cultura local. Para ele, o Brasil, do ponto de vista de algumas profissões é atrasado. “Nos Estados Unidos, qualquer artista que se apresente tem que reservar um cachê para as associações e sindicatos dos músicos. É lei nacional. Por isso a lei campo-grandense é bem-vinda e não resta dúvida que esse é um mecanismo saudável para proteger os artistas locais”, afirma, acrescentando que a reserva de mercado neste segmento está fadada ao fracasso, por isso, do ponto de vista do dinheiro público é preciso proteção.

Duplas sertanejas que estão iniciando na carreira artística, como João Paulo e Fernando, recebem a notícia com festa. Para Fernando (Liniker Fernandes), só o fato de garantir a participação em shows de grande porte, com artistas de renome nacional e internacional já é uma grande vitória. “O público que eles (artistas de fora) reúnem é sempre muito grande e músicos prata da casa, abrindo ou encerrando o evento, sem dúvida tiveram uma grande conquista”, destacou o músico e compositor que está ganhando espaço com a música “Que Tal”.

O vereador Vanderlei Cabeludo afirma que o incentivo é especial. A Cidade de Campo Grande é palco constante de eventos musicais de destaque e além de participar, há a oportunidade de ser beneficiados com cachês também.

Paulo Siufi lembra o reconhecimento pleiteado nesta Lei não se resume aos artistas de nossa terra, mas a todos os campo-grandenses, que se sentirão orgulhosos em ver um talento deste município, conquistando espaço, reconhecimento, propagando nossa arte e rompendo fronteiras.



Detalhes da lei: O dispositivo não se aplica aos shows musicais que ocorrerem em recinto fechado com capacidade de abrigo menor ou igual a 500 pessoas e fica a cargo da Secretária Municipal de Cultura definir os critérios para identificar a origem dos músicos, cantores e conjuntos, levando em conta suas raízes culturais e local onde sua música é produzida. Por orientação a Lei, os músicos, cantores ou grupo musicais locais deverão se cadastrar junto a Secretária Municipal de Cultura.

Por fim, fica determinado que “patrocínio” é todo e qualquer tipo de apoio, seja ele financeiro, logístico, operacional ou institucional, concedido pela Prefeitura, para a realização do evento.

O descumprimento da Lei prevê multa de 20% do valor arrecadado pela bilheteria, às empresas organizadoras dos eventos. Esse valor recolhido será revertido em favor de projetos culturais, coordenados pela Secretária Municipal de Cultura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa