sexta, 29 de março de 2024

Para Justiça, sequestrador de Olivetto preso em Campo Grande ainda é ameaça

Para Justiça, sequestrador de Olivetto preso em Campo Grande ainda é ameaça

02 fevereiro 2012 - 15h00
MS Já com IG

Mauricio Hernandez Norambuena, bandido que seqüestrou o publicitário Washington Olivetto em 2002 e que desde 2010 está no presídio federal de Campo Grande ainda é tido como um dos bandidos de maior periculosidade do Brasil. Ele é o único preso oriundo de São Paulo que está detido na capital sul-matogrossense.

A defesa dele tentou levá-lo de volta para São Paulo, mas, a Justiça alega que ele é perigoso demais para ficar junto dos outros presos "comuns", já que estaria até dando aulas de “terrorismo” para o crime organizado do Estado vizinho onde cumpria pena.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado (SAP), oficialmente Norambuena foi mandado para Mato Grosso do Sul por ter duas condenações à prisão perpétuas No Chile. “Como é sabido, nenhuma Penitenciária do Estado de São Paulo destina-se a receber presos que possuem esse tipo de penalidade”, explicou a secretaria por email ao portal IG.

O professor

A Polícia Civil paulista diz ter provas de que “ele dava aula de terrorismo a integrantes do PCC na penitenciária de Presidente Bernardes, em 2006, onde estavam os líderes máximos da facção. Um ano antes a Polícia Federal do Rio de Janeiro descobriu um plano de resgate do seqüestrador que envolveria 80 homens do PCC e do Comando vermelho”, publicou o IG.

As condenações de Norambuena no Chile foram aplicadas porque ele teria matado um senador e seqüestrado o filho de um empresário da mídia chilena. Lá ele é acusado de liderar o grupo terrorista de extrema esquerda Frente Patriótica Manoel Rodriguez.

Em 96 ele fugiu de helicóptero do Chile rumo à Colombia, onde foi acolhido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), acusada de ser uma narco-guerrilha que forneceria droga para traficantes brasileiros, droga essa que poderia entrar via Paraguai/Mato Grosso do Sul.

O advogado de Norambuena ainda tem esperança de tirá-lo de Campo Grande. “Aguardamos uma decisão sobre a transferência para pedirmos novamente a progressão de pena”, disse o advogado Jaime Alejandro Motta Salazar, que afirmou ao IG desconhecer as ligações do chileno com o crime organizado.

Além de Norambuena, são acusados de seqüestrar Olivetto, Martha Ligia Mejia (presa em Campinas-SP), Alfredo Augusto Canales Moreno (preso em Itaí-SP), Karina Dana Germano Lopez (extraditada para a Argentina, onde continua presa) e Marcos Rodolfo Rodrigues Ortega e William Gaona Becerra que estão foragidos desde outubro de 2010.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE