terça, 23 de abril de 2024
MS

Parlamentares devem apresentar nesta semana relatório da visita a barragens

26 março 2019 - 15h40Por Da Redação

Deputados da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) devem apresentar, nesta semana, relatório da inspeção de duas barragens de contenção de rejeitos de mineração, instaladas em Corumbá. Na sexta-feira (22/3), os parlamentares Evander Vendramini (PP), Herculano Borges (SD) e Lucas de Lima (SD) visitaram as barragens do Gregório, da Vale, e Monjolinho, da Vetorial.

Corumbá tem a terceira maior reserva de minério de ferro e a segunda maior de manganês do Brasil. No município, estão instaladas 21 barragens, das mineradoras Vale e Vetorial. O volume produzido é significativo – o minério está entre os principais itens da pauta das exportações sul-mato-grossenses.

“Durante a manhã, visitamos a barragem do Gregório, da Vale Mineração. À tarde, estivemos na barragem do Monjolinho, da Vetorial. Queremos saber quais as condições que se encontram essas barragens”, informou o deputado Evander Vendramini. “Recebemos muitas informações da direção tanto da Vale quanto da Vetorial”, acrescentou Herculano Borges.

Das informações coletadas nas visitas, será produzido um relatório, que deve ser apresentado nesta semana na Casa de Leis. De acordo com Herculano Borges, serão consideradas também as avaliações feitas por outros órgãos. “Com isso tudo, podemos dar os devidos encaminhamentos e informar à sociedade de Mato Grosso do Sul sobre a real situação dessas barragens”, detalhou.

O deputado Lucas de Lima ressaltou a importância da inspeção no que concerne à população da região de Corumbá e ao meio ambiente.  “Como parlamentares, devemos defender a população e o meio ambiente. É importante frisar o que tudo isso causa ao meio ambiente. Estaremos nos envolvendo cada vez mais nessa causa”, considerou.

Força-tarefa

Em janeiro, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) coordenou uma força-tarefa, que vistoriou mineradoras de Corumbá. O relatório apontou, em linhas gerais, irregularidades operacionais, de segurança e de manutenção dos depósitos.

Com relação à barragem Monjolinho, foram verificados sulcos erosivos e manutenção precária de acordo com o relatório. No caso da barragem do Gregório, são atendidos os critérios operacionais e de segurança. Também tem plano de emergência para evacuação da população local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa