quarta, 24 de abril de 2024

Petroleiros decidem entrar em greve a partir do dia 16

07 novembro 2011 - 21h49Por Reuters
Os trabalhadores da Petrobras decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, com parada e controle de produção, a partir do dia 16, informou comunicado da Federação Única dos Petroleiros (FUP) de ontem.

O sindicato informou que os trabalhadores da estatal rejeitaram, em assembleias, contraproposta apresentada pela Petrobras no dia 31 de outubro.

'Nas sete rodadas de negociação, a empresa desprezou as principais reivindicações sociais da categoria, principalmente no que diz respeito à saúde e segurança', afirma a FUP na nota.

Além de 10 por cento de reajuste salarial real, os petroleiros reivindicam reforço na política de segurança, aumento no total de trabalhadores, melhoria nos benefícios e igualdade de direitos para trabalhadores terceirizados.

De acordo com os sindicalistas, 16 trabalhadores morreram neste ano em acidentes na Petrobras, dos quais 14 eram terceirizados.

'Um número alarmante que reflete a insegurança crônica que vivem os petroleiros, principalmente os terceirizados, que são as maiores vítimas de acidentes na empresa. Desde 1995, pelo menos 310 trabalhadores morreram em acidentes na Petrobras e subsidiárias', disse a FUP.

A Petrobras informou por meio de nota, também nesta segunda-feira, que apresentou às entidades sindicais proposta de um reajuste de 9 por cento e gratificação de 90 por cento, além de outras ofertas.

'A empresa propõe avanços em diversos itens relacionados ao plano de saúde e previdência dos empregados, condições de saúde e segurança, entre outras questões', informou em nota.

As ameaças de greve com parada de produção têm sido uma constante nos movimentos reivindicatórios da FUP nos últimos anos, mas as paralisações parciais raramente chegaram a trazer problemas operacionais significativos para a estatal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul