sexta, 29 de março de 2024

PF fará buscas em MS por corpos de paraguaios desaparecidos

PF fará buscas em MS por corpos de paraguaios desaparecidos

16 fevereiro 2012 - 18h55Por CG News
A Polícia Federal deve iniciar buscas na fronteira de Mato Grosso do Sul, por meio de solicitação do Governo Federal, por corpos de sete presos políticos do Paraguai que teriam sido enterrados numa fazenda em Paranhos na década de 1960.

A deliberação saiu quarta-feira, após reunião realizada em Ponta Porã, entre dois representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o coordenador da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Gilles Gomes, e o assessor da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Cleber Kenper.

Também participou do encontro o vice-presidente da OAB/MS, Júlio César Souza Rodrigues. O órgão foi procurado por Edgard Bazzano, ativista dos direitos humanos no Paraguai, em dezembro, a pedido do governador do 13º departamento Del Amambay, Juan Bartolomé Ramires. Ele, que participou da reunião, acompanhou as negociações.

Segundo informações da OAB/MS, o pedido para que o governo brasileiro procurasse os corpos foi recebido pela Embaixada Brasileira em agosto de 2011.

Ainda segundo informações da OAB/MS, o processo criminal sobre o caso foi desarquivado há três anos e tramita na comarca de Ponta Porã.

A história conta que os desaparecidos faziam parte de um movimento chamado de 14 de maio contra a ditadura da época, atravessaram a fronteira e foram presos em Paranhos. Sete foram mortos e dois conseguiram fugir. Testemunhas do caso estariam vivas e ainda moram na região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE