quarta, 24 de abril de 2024
CIDADES

PMA, MPE, IASB realizam expedição técnica de Educação Ambiental e avaliação de condições das escolas pantaneiras

21 maio 2018 - 13h30Por Da redação

A PMA e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) realizam expedições de Educação Ambiental há três anos em escolas pantaneiras, que margeiam o rio Paraguai. Buscando ampliar o enfoque e aprimorar as ações da Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, este ano, além dos trabalhos costumeiros educacionais, foi realizada uma missão técnica entre os dias 19 a 21 de maio, com representantes de ambas as instituições, acompanhados pelo Promotor de Justiça da Comarca de Bonito, Dr. Alexandre Estúqui Júnior.

A visita técnica visa a averiguar a situação das escolas e comunidades ribeirinhas neste período de cheia do Pantanal. Além do Promotor, o Comandante da PMA de Corumbá e vários Policiais da Educação Ambiental, Cap. QOPM Diego Ferreira e a Diretora Executiva do IASB, Liliane Lacerda também compuseram a equipe.

Na edição deste ano da Expedição, que foi até a região da Serra do Amolar, além da Educação Ambiental, foi realizada às famílias, doação de roupas, calçados e alimentos. Durante a missão técnica foram visitadas as Escolas das Águas, onde se definiu o tema de 2018 para trabalhar junto aos alunos. O tema escolhido foi “o cuidado com o meio ambiente”.  Além disso, algumas comunidades também receberam a visita da equipe que ouviu sobre suas principais carências.

O Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Estúqui resumiu a expedição da seguinte forma: “foi uma experiência ímpar conhecer a realidade da comunidade ribeirinha do Pantanal na época das cheias dos rios. Não tinha conhecimento das dificuldades que estas comunidades enfrentam no dia a dia, especialmente na educação dos filhos, até para a própria sobrevivência da família. Quanto à Educação, tive a oportunidade de conhecer a realidade das escolas ribeirinhas e das dificuldades que os alunos enfrentam para poderem estudar nelas. Falta de estrutura, distância, escolas alagadas, são algumas das dificuldades que os alunos enfrentam na tentativa de estudar. Precisamos olhar melhor para a comunidade ribeirinha do Pantanal”.

Nos próximos meses, campanhas de arrecadação serão promovidas, tanto em Corumbá, quanto em Bonito, apoiada pelas Promotorias de Justiça desses municípios, visando a arrecadar o máximo de materiais: roupas, calçados, brinquedos e cestas básicas, para que sejam distribuídos na próxima Expedição, bem como nos trabalhos contínuos que a PMA realiza na região, tanto de Educação Ambiental, como de fiscalização.

 A expedição ainda foi marcada pelo lançamento da segunda edição do Calendário Educação Ambiental no Pantanal, que se trata de um material ilustrado, com os desenhos produzidos pelos alunos, que ilustram sua realidade, o dia a dia de quem vive no Pantanal. Este material tem o objetivo de valorizar não somente as Escolas das Águas, mas principalmente, seus professores e alunos, que mesmo com as dificuldades, se esforçam para repassar e adquirir conhecimento.

Ao finalizar a missão, o Promotor de Bonito destacou o excelente trabalho contínuo que está sendo realizado pela Polícia Militar Ambiental de Corumbá e pelo IASB junto à comunidade ribeirinha do Pantanal, especialmente, na parte de educação e conscientização ambiental.

A terceira edição da Expedição de Educação Ambiental no Pantanal está marcada para acontecer no segundo semestre de 2018, após o período de cheia na região.

Para realização da missão técnica, a PMA contou com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro – IHP, do IASB e da Promotoria de Bonito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul