sexta, 29 de março de 2024
GERAL

Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é a que mais elucida crimes de homicídios no País, cita Revista Veja

15 janeiro 2019 - 06h30Por Da redação

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ganhou destaque na Edição 2617 da Revista Veja, na reportagem de Jose Vicente da Silva Filho, denominada “Chamem a Polícia”.  A instituição é citada como a que mais esclarece homicídios no Brasil com uma taxa de 55,2 % de elucidação, seguida pela de São Paulo, 38,6%. Já no Rio de Janeiro esse número limita-se a 11,8%.

De fato, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul tem sido referência em elucidação de crimes de homicídios com índices superiores a muitos países do chamado primeiro mundo. Somente no ano de 2018 a elucidação de homicídios no Estado chegou a 63%, sendo que na Capital do Estado, Campo Grande, esse índice é ainda maior: 65% de esclarecimento.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas Lopes, “esses resultados são frutos dos investimentos que o Governo do Estado tem aplicado no programa MS Mais Seguro, com investimentos em pessoal, viaturas e infraestrutura, pagamento dos salários em dia, que acaba por motivar a todos policiais civis a realizar com esmero da atribuição de investigar delitos determinando sua autoria e materialidade de crimes dessa natureza”.

Acrescenta ainda o delegado-geral “que ao longo do ano ainda novos esclarecimentos de crimes de homicídios de anos anteriores são elucidados aumentando ainda mais esses índices mencionados, dada a eficiência e comprometimentos de nossos valorosos policiais civis que incansavelmente se dedicam em bem cumprir seus misteres”.

“Essa menção realizada pela Revista Veja é motivo de muita satisfação e orgulho para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, a qual tem trabalhado de forma integrada com as demais forças policiais do Estado e juntas produzindo resultados relevantes para a Segurança Pública”, conclui o Delegado Geral Marcelo Vargas.

Por fim, a reportagem diz que a parte mais visível e impactante do sistema de violência é a polícia, através da estrutura maior que vigia as ruas com seus agentes uniformizados e da investigação criminal realizada pela Polícia Civil, sendo que a representação de autoridade do Estado que o policial carrega tem enorme impacto na ordem pública, muito além da mera ação de caráter criminal.

A polícia, é bom que se diga, é insubstituível e nada produz seus efeitos — nem por um dia —, sejam guardas municipais, sejam as tropas aguerridas das Forças Armadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz