sexta, 19 de abril de 2024

Prefeitura organiza mutirão de prevenção do câncer do colo do útero e de mama

Prefeitura organiza mutirão de prevenção do câncer do colo do útero e de mama

20 outubro 2011 - 17h30
Divulgação (TP)

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Amambai estará realizando mais um projeto visando à saúde das mulheres do município. De 24 a 27 de outubro, nos postos de saúde de Amambai será realizado o mutirão de Prevenção do Câncer do Colo do Útero e de Mama. A prevenção também será realizada no Posto de Saúde Central no período noturno, das 18 horas até às 21 horas.

O câncer de colo do útero apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a100%, quando diagnosticado e tratado em estádios iniciais ou em fases precursoras. Suaincidência aumenta a partir dos 30 anos de idade.

Já o Câncer de Mama é uma das formas mais frequentes de câncer na mulher. A cada ano, mais de 1 milhão de mulheres descobrem nódulos em suas mamas. Um fator positivo é que há possibilidade de cura se diagnosticado precocemente através do auto exame e a mamografia anual para mulheres com mais de 40 anos.

O auto exame das mamas deve ser efetuado uma vez por mês, logo após o termino do período menstrual entre o 5° e 7° dia e também na menopausa.

Segundo a coordenadora municipal do Programa Saúde da Mulher, enfermeira Priscila Gonçalves Soares, o índice de câncer de colo de útero em Amambai é alto e com a realização do mutirão, a equipe espera orientar e realizar os exames preventivos, pois se detectados precocemente, as chances de cura chegam a 100%.

A meta do mutirão é realizar 400 preventivos, sendo que serão para mulheres entre 25 e 59 anos e exames clínicos das mamas a partir dos 40 anos. As mulheres que já coletaram este ano, não serão coletados novamente. As mulheres que recebem o Bolsa Família e o Vale Renda será obrigatória a coleta.

Outro diferencial do mutirão será a realização de palestras nas escolas municipais JulioManvailer, Flávio Derzi, Maria Bataglin, Antonio Pinto, MitãRory, Marlene Vilarinho e Marlene Vilarinho.

O prefeito Dirceu Lanzarini destacou o trabalho realizado pela equipe da Saúde da Mulher e parabenizou a iniciativa, pois será mais uma importante ferramenta desenvolvida pela administração municipal para levar qualidade de vida para a população de Amambai.

“Já comprovamos que possuímos um trabalho excepcional na área de saúde pública, através de construção de postos de saúde, distribuição gratuita de medicamentos e realizações variadas ações e projetos em todas as vilas. Através de mutirões como este, mostramos nosso compromisso com a população amambaiense” disse Lanzarini.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa