quinta, 25 de abril de 2024

Procon/MS amplia atendimentos para beneficiar a população

Procon/MS amplia atendimentos para beneficiar a população

02 fevereiro 2012 - 08h23
Divulgação (TP)

Empenhado em conscientizar a população sobre seus direitos, o Procon/MS (Programa de Defesa do Consumidor) ampliou os atendimentos criando novos postos para melhor atender aos sul-mato-grossenses. Em 2005 o Procon tinha 3 postos de atendimento, em 2011 esse número subiu para 10 postos. O projeto ‘Procon Perto de Você’ foi de grande relevância no número atual de atendimentos feitos pelo órgão.

O aumento do número de postos na Capital está diretamente relacionado à ampliação da demanda. O ‘Procon Perto de Você’ tem como principal objetivo conscientizar e familiarizar a população sobre este instrumento de cidadania. O projeto atua com uma série de ações conjuntas que são desenvolvidas nos bairros, centros comunitários, condomínios, empresas, correios, universidades, além do atendimento on line.

Todas essas reformulações fizeram com que em 2011 os atendimentos chegassem a 30.846, além dos procedimentos fiscalizatórios que chegaram a 727. Um aumento significativo, comparado com 2008 que teve 19.034 atendimentos. Os postos vêm cumprindo o papel de descentralizar o atendimento e proporcionar maior comodidade e agilidade nos atendimentos e audiências de conciliação.

Muitas parcerias também foram criadas para agilizar os procedimentos, atualmente o Procon atende em ações desenvolvidas com o Conselho Regional de Educação Física (CREF/MS), ampliando o serviço de fiscalização ao maior número possível de academias, orientando que a relação entre freqüentadores e empresas é de consumo, garantindo a qualidade e o bem-estar da população.

Outro benefício foi a ampliação e descentralização do atendimento ao consumidor feitos através da municipalização dos Procon. Em 2008 havia apenas 8 cidades que contavam com um Procon municipal, hoje esse número saltou para 22 cidades. O Governo do Estado pretende expandir ainda mais essa municipalização para que toda cidade possa ter um Procon e assim atender adequadamente seus cidadãos. Mais informações sobre direitos do consumidor acesse: www.procon.ms.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul