Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021

Puccinelli e Ministro entregam hoje benefícios à agricultura familiar

11 junho 2012 - 08h10Por Dourados News
O governador André Puccinelli e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participam nesta segunda-feira em Nova Alvorada do Sul de cerimônia para realização de um conjunto de ações que beneficiam pequenos produtores rurais e trabalhadores do campo do município e da região.

A programação terá início às 10 horas, em frente à Prefeitura Municipal, e inclui: a entrega de máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2; assinatura do Acordo para Implementação da Rede Brasil Rural; realização do Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural no Estado de Mato Grosso do Sul; além da entrega, pelo Estado, dos títulos de propriedades aos agricultores familiares de duas fazendas, de Itaquiraí e de Jardim.
Entrega de títulos de propriedades PNCF

Produtores dos municípios de Itaquiraí e de Jardim receberão das mãos do governador André Puccinelli as escrituras públicas das fazendas Santa Terezinha e Arataba, adquiridas através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O Programa já beneficiou 2.186 famílias desde 2007, gerando aplicação de quase R$ 95 milhões em recursos por meio da aquisição de 62 propriedades rurais. Os números levaram o Estado a ser o segundo no país em contratações.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão, explica que além do projeto para aquisição das terras, e da assistência técnica prestada às famílias, o governo do Estado vai além e auxilia os agricultores com políticas públicas de habitação, transporte e saneamento, de maneira a atender às demandas apresentadas pelos próprios beneficiários. Com condições diferenciadas para pagamento, o Programa Nacional de Crédito Fundiário destaca-se por complementar as ações de reforma agrária, proporcionando aos pequenos produtores rurais, o acesso a terras produtivas.
Equipamentos

O projeto do PAC 2 que distribui retroescavadeiras para auxiliar na recuperação de estradas vicinais vai beneficiar nesta primeira fase 19 municípios de Mato Grosso do Sul. A entrega do dia 11 será feita para Nova Alvorada do Sul, Terenos, Nioaque, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Rio Brilhante, Anastácio, Itaporã, Bela Vista, Bataguassu, Taquarussu, Brasilândia, Caarapó, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Maracaju, Douradina e Jardim.
Rede Brasil Rural

Na mesma cerimônia, o MDA e o governo do Estado firmarão um acordo de cooperação para a implementação da Rede Brasil Rural (RBR). Pela parceria, os técnicos que atuam nas bases de serviços da Agraer passarão por capacitação para auxiliar produtores, cooperativas e associações da agricultura familiar na venda de produtos e insumos. Lançada nacionalmente em dezembro passado, a rede é uma ferramenta virtual criada para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. Os usuários podem comprar produtos e insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A rede pode ser acessada ainda por potenciais clientes. Quase 190 mil agricultores familiares já estão cadastrados na RBR.
Mutirão de documentação

O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural é uma ação do MDA que visa distribuir gratuitamente documentos como o Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Registro no INSS, atendimentos previdenciários (aposentadoria, auxílio maternidade, entre outros) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A ação ocorre dentro do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR/MDA).

Deixe seu Comentário

Leia Também

CUIDADO
Janeiro Branco e os cuidados com saúde emocional em meio a uma pandemia
SELVÍRIA
Paulista é autuado por derrubada de árvores e incêndio ilegal da vegetação nativa
CORONAVÍRUS
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
JUSTIÇA
Senacon adotas medidas para combater comércio de vacinas falsificadas