quinta, 28 de março de 2024
PROJETO

Quem pichar poderá ter que reparar dano e indenizar dono do imóvel em MS

15 março 2019 - 11h45Por Da Redação

Projeto de Lei em MS (Mato Grosso do Sul) cria punição na esfera civil para quem pichar ou depredar patrimônio privado ou público no Estado. De acordo com o projeto, quem fizer isso terá que reparar o dano causado e ainda indenizar o proprietário, pagando o correspondente ao dobro do valor do estrago.

Apresentado ontem (14/3), na Assembleia Legislativa, entretanto, o projeto diferencia o grafite e estabelece que quem realizá-lo com autorização do proprietário ou responsável do órgão público não estará sujeito a essa punição.

Conforme o projeto, aquele que vandalizar, depredar e pichar patrimônio ou monumento, público ou particular, no Estado de Mato Grosso do Sul, fica responsável pela reparação integral do dano, além de obrigado ao pagamento de indenização correspondente ao dobro do valor do dano causado ao proprietário do bem violado.

O projeto de lei tem como objetivo primordial a adoção de medidas que buscam garantir a proteção aos patrimônios ou monumentos públicos ou particulares. A pichação, a depredação e o vandalismo do patrimônio público e particular são tipificados como crimes pela legislação penal brasileira, especificamente pelo artigo 65 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1.998.

Embora haja sanções penais, o proprietário do patrimônio violado acaba, por muitas vezes, tendo que arcar com os custos da recuperação do bem. Com o intuito de corrigir esta injustiça e minimizar os danos, o Projeto de Lei propõe que o indivíduo que perpetrar qualquer um dos atos ilícitos deverá arcar com o ônus pela reparação integral dos prejuízos e com pagamento de indenização.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE