Menu
Busca quinta, 21 de janeiro de 2021

Redução da Selic não significa abandono do papel de controle da meta de inflação pelo BC, diz secretário da Cepal

Redução da Selic não significa abandono do papel de controle da meta de inflação pelo BC, diz secretário da Cepal

02 outubro 2012 - 16h10
Agência Brasil

O secretário executivo adjunto da Cepal, Antonio Prado, destacou hoje (2) que o Banco Central (BC) não abandonou o papel de controle da inflação ao estimular ao crescimento da economia com a redução da taxa básica de juros, a Selic. A taxa está em 7,5%, após processo de cortes iniciado em agosto do ano passado.

Segundo ele, apesar de o BC estar mais flexível na condução da política monetária, com reduções na Selic, e mesmo com a inflação acima do centro da meta (4,5%), a alta dos preços ainda permanece abaixo do teto, estipulado em 6,5%. A projeção do BC é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 5,2%, este ano.

Para Antonio Prado, a preocupação com o crescimento econômico é fundamental. Além disso, é um esforço não somente do Brasil, mas de vários países da América Latina, manter, mesmo em momentos de crise, as taxas de desemprego baixas e o crescimento real dos salários, principalmente do salário mínimo. Ele defende que esses objetivos devem estar sob o enfoque da política macroeconômica do país. “No caso do Brasil, faz muitos anos que o crescimento está vinculado ao crescimento doméstico. É o mercado interno que dá dinâmica de crescimento”, acrescentou.

Prado citou ainda alguns ajustes na economia brasileira, como o dólar mais alto, que favorece as exportações brasileiras e a mudança nas regras de remuneração da poupança, que permitiu a redução de taxas de juros. O secretário da Cepal destacou que a dívida líquida do setor público em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) está abaixo de 40%.

Antonio Prado participou, hoje (2), da divulgação do relatório Estudo Econômico da América Latina e do Caribe, em Santiago (Chile), com transmissão por meio de videoconferência no escritório da Cepal, em Brasília.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio
MAUS-TRATOS
PMA autua em R$ 2 mil criminoso que cortou cachorro de facão para que parrasse de latir
JUSTIÇA
Lewandowski nega decisão liminar para afastar Pazuello da Saúde
SAÚDE
ImunizaSUS capacitará profissionais de saúde para vacinação