quarta, 24 de abril de 2024

RS registra 18 mortes por gripe A (H1N1); vítima mais recente é de Porto Alegre

RS registra 18 mortes por gripe A (H1N1); vítima mais recente é de Porto Alegre

09 julho 2012 - 17h30
Uol

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre confirmou, nesta segunda-feira (9), a terceira morte do ano na cidade devido à gripe A (H1N1). Ao todo, a capital registra 16 casos da doença desde janeiro. Em todo Estado, já são 18 mortes e 103 ocorrências apenas este ano. Em 2009, o H1N1 vitimou 297 pessoas em todo RS.

A vítima mais recente é uma mulher de 59 anos, morta no último sábado (7). Internada desde o dia 22 de junho, ela não havia tomado a vacina e sofria de doença crônica.

Nesta segunda-feira, Santa Rosa (a 495 quilômetros de Porto Alegre) também confirmou uma morte devido à gripe A. Trata-se de um homem de 46 anos, da cidade de Alecrim, que morreu na noite desse domingo na UTI do Hospital Vida e Saúde.

A vacinação permanece. Postos de saúde de Porto Alegre e das regiões com maior circulação do vírus, como Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta (ambos no centro norte gaúcho) estão recebendo do Ministério da Saúde mais lotes da vacina contra o H1N1. O período de vacinação deve prosseguir até o esgotamento das doses.

O RS conta com 2,7 milhões de vacinas, o que deve ser destinado especialmente ao grupo de risco, formado por doentes crônicos, crianças entre seis meses e dois anos, idosos, gestantes, indígenas e trabalhadores em saúde.

Nesta segunda-feira, o secretário da Saúde do RS, Ciro Simoni, afirmou que não há risco de epidemia da doença no Estado, e que o auge do período de infecção da gripe A deve ir até dia 20 de julho.

Sintomas

Caso apresente sintomas como tosse, febre alta, dor de garganta, dores nas articulações, na cabeça e musculares, a pessoa deve procurar atendimento médico imediato e iniciar o tratamento com a medicação Tamiflu.

Para evitar o contágio, é necessário: lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar lugares com aglomeração e manter os ambientes arejados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul