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Sebrae MS recebe Prêmio Automação durante cerimônia em São Paulo

10 novembro 2011 - 14h10
Divulgação (TP)

Coquetel de boas vindas, mestres de cerimônia destacados no meio jornalístico e show musical de encerramento com a banda Kid Abelha foram algumas das atrações da entrega do Prêmio de Automação concedido pela GS1 Brasil na noite desta quarta-feira, 9 de novembro, a 35 organizações brasileiras. Entre elas, o Sebrae Mato Grosso do Sul recebeu o reconhecimento na Categoria Parceria. Mais de 400 convidados compuseram a cerimônia de premiação realizada no Vila dos Ipês, em São Paulo.

“O Sebrae tem atuado como multiplicador do Sistema GS1. Através da parceria, nos últimos anos, conseguimos capacitar várias empresas na implementação do código de barras. A entidade tem cumprido papel de agente de inovação e acesso à tecnologia”, ressalta a assessora de soluções de negócios da GS1, Flávia Ponte.

O prêmio foi entregue pelo presidente da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira, ao diretor técnico do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro. “Iniciamos o trabalho com a GS1 na Feira do Empreendedor de 2010, onde a associação realizou palestras de orientação e atendimento de balcão aos visitantes do evento”, destaca Estanqueiro.

Delá pra cá, só aumentou o incentivo e orientação às micro e pequenas e empreendedores individuais na implantação do código de barras em seus produtos. Em 2011, o Sebrae promoveu capacitações direcionadas a empresários, em Campo Grande e Dourados e cursos para técnicos, gestores de projetos e consultores da instituição.

“Através de projeto de acesso à inovação e tecnologia, o Sebraetec, hoje, atendemos às empresas com consultorias oferecendo subsídio de até 80%”, expoe Estanqueiro, que completa: “Conseguimos desmitificar o acesso a este recurso, fazendo com que negócios muito pequenos tenham condições de implantar o código regulamentado por normas técnicas para a correta comercialização de seus produtos”.

Benefícios do código de barras

No Brasil, 80% dos empresários que implantaram o código de barras são donos de micro e pequenas empresas. Além de impulsionar o empreendimento e elevar a competitividade, o custo de filiação, para obter o sistema de código, varia de acordo com o faturamento anual de cada empreendimento.

Estanqueiro ressalta que o código de barras abre oportunidades para empresas oferecerem produtos a redes de supermercados onde ela tem a garantia de fortalecimento da marca e aumento nas vendas. “Há muitos aspectos positivos quando uma pequena empresa consegue acessar uma rede de supermercados, uma delas é a expansão e oferta de seus produtos para várias localidades. O código de barras abre esta oportunidade”.

Empreendimentos do comércio, agronegócio, indústria podem também melhorar a gestão do negócio. “O produtor rural, o comerciante, uma pequena fábrica de doces... É uma ferramenta de logística dentro da empresa, para organização, controle de estoque e compra”, esclarece. “Através dele, quem fabrica consegue verificar a necessidade de compra de matéria-prima”, completa.

A empreendedora Silvia Teixeira, que fabrica e vende doces no Distrito de Anhanduí (MS), afirma que a implantação do código de barras veio para estimular o crescimento de sua empresa. Ela garante que depois da implantação do código de barras, houve uma mudança considerável em seu comércio. “Notei o aumento das vendas e a boa receptividade dos consumidores. Comercializo o produto com mais facilidade aos representantes, que por sua vez, revendem para as redes de supermercado, valorizando ainda mais o meu produto”.

O código de barras é também uma referência para o cliente, que sabe a procedência do produto. “É um código internacional, o consumidor consegue saber se foi fabricado no Brasil, e há inúmeras vantagens, se acontece alguma irregularidade com um produto perecível, por exemplo, é possível identificar o lote de fabricação”, explica Tito.

A demora no atendimento causada pela formação de filas é um dos principais problemas para as empresas de atacado e varejo, conforme destaca Adeilton Feliciano do Prado, presidente do Sindicato dos Supermercadistas de Mato Grosso do Sul e vice-presidente da AMAS e da ABRAS, associações que representam o setor de supermercados em ambitos estadual e nacional, respectivamente.

"O código de barras permite captar mais rapidamente os dados do produto, confere velocidade às transações, precisão e atualização em tempo real. Oferece maior controle, a redução de erros e agilidade no atendimento de pedidos e clientes", exemplifica.

Para implantar o código de barras há duas maneiras, através da compra de um sistema que pode criar o código da empresa ou implantando o código GS1. A diferença é que o primeiro só pode ser lido no próprio negócio e o segundo é lido em qualquer estabelecimento no Brasil e no mundo.

Empresas premiadas

Avon, Itaueira Agronegócios, Paripasso, Abicalçados, Associação Brasileira de Lojistica e Artefatos de Calçados (Ablac), Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (ACINH), Encat-Sefaz, Baxter Farmaceutica, Eurofarma, Isofarma, Hospital Albert DEinstein, Hospital Moinho de Ventos, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade Santa Joana, Rede Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Rede Walmart, Força Aérea Brasileira, Vip Systens, Haco Etiquetas, VGB - Valdac Global Brands, RFID Coe, Senai Bahia, RR Etiquetas, Seal, Saint Paul Etiquetas, Torres Etiquetas, Abrapa, Mapa, Sebrae Mato Grosso do Sul, Sebrae Paraíba, Abad, Abia, Abras e Abipla.

Sobre o prêmio

Esta é a 14ª edição do Prêmio criado em 1998 para recompensar os esforços de empresas e organizações na difusão do Sistema GS1. A GS1 Brasil é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global, responsável em todo o mundo pelo padrão global de identificação (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) de produtos e serviços na cadeia de suprimentos. Mais informações em www.gs1br.org

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