quinta, 28 de março de 2024

SEBRAE - Programa ALI à disposição do comércio de Ponta Porã

05 julho 2012 - 17h30
Divulgação (TP)

O Programa ALI - Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae com a parceria do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a promoção da inovação nas pequenas empresas.


Com a orientação de profissionais especializados, os agentes avaliam o grau de inovação nas empresas atendidas. Cada agente busca e oferece soluções de acordo com as necessidades de cada empreendimento e o atendimento é gratuito.


O ALI realiza várias visitas às empresas para acompanhamento e apoio na implementação das ações de inovação indicadas em plano de trabalho específico. Todas as ações são avaliadas e aprovadas pelo empresário.


Geralmente, os empresários atendidos pelo Sebrae são aqueles que procuram o escritório da instituição e requisitam auxílio de consultores para implantar inovações nas empresas. Mas o Sebrae seguiu o próprio conselho e decidiu inovar. Em alguns estados, os especialistas já não esperam o pedido de ajuda por parte dos empreendedores e procuram, por iniciativa própria, os donos de potenciais negócios inovadores. Esses funcionários são conhecidos como agentes locais de inovação.


Os agentes locais de inovação atendem empresas que não participem de projetos coletivos e possuam negócios localizados nas áreas, cidades e regiões de atendimento do Programa. Uma vez atendida, a empresa recebe uma proposta de plano de trabalho com foco em inovação cujo escopo envolveu a participação, tanto do ALI, quanto de um especialista no setor em questão. Este especialista verifica as propostas de cada agente antes que este a devolva ao empresário, além de poder sugerir novas ações conforme sua experiência profissional.


É necessário que as associações comerciais se mobilizem para facilitar o acesso dos agentes de inovação às empresas. O momento da sensibilização dos empresários para a temática de inovação é crítico, por essa razão o Sebrae fecha parcerias locais para implementar o Programa ALI. Depois de feito o mapeamento dos comércios que podem ser beneficiados, os agentes locais de inovação estabelecem um cronograma de visitas de maneira a não inviabilizar novos atendimentos a empresas que venham a ser interessar pelo trabalho deles.


Como os agentes atuam


No início do atendimento o agente realiza uma mensuração do grau de inovação da empresa, observando oportunidades em inovar e a diferenciação do negócio. Com este material e o apoio do consultor especialista, o ALI prepara um Plano de Trabalho no qual propõe ações de inovação. O diagnóstico e o Plano de Trabalho são feitos gratuitamente. O empresário precisará desembolsar recursos apenas para seguir as soluções sugeridas, caso necessário, e que vierem a ser adotadas pela empresa. Cada solução pode ter como provedor o próprio Sebrae ou instituições tecnológicas, conforme seu escopo.


O programa Agentes Locais de Inovação é uma oportunidade que, literalmente, bate à sua porta. Se você, empreendedor, tem interesse em receber visita de um agente, entre em contato com o Sebrae mais próximo e verifique se o Programa encontra-se disponível em sua região.


As vantagens ao aderir ao ALI:


- o atendimento do Agente Local de Inovação é gratuito;
- sua empresa poderá destacar-se da concorrência e se tornar mais competitiva;
- identificação de novas oportunidades de mercado e de inovação;
- crescimento e fortalecimento da sua empresa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE